Centro de manutenção da Gol

Na sexta-feira passada fui conhecer o Centro de manutenção da Gol em Confins. Pela primeira vez a Gol convidou um grupo de blogueiros para ver como funciona a rotina de manutenção das aeronaves.
angar panoramica
Logo que chegamos, fomos a uma sala de treinamento do centro.
Junto com a sala conhecemos uma réplica do interior do avião que foi feita para divertir os filhos dos funcionários no dia em que visitam o trabalho dos pais. O negócio ficou tão bom, que a estrutura é aproveitada e hoje treinamentos são feitos ali também.


Auditório
Nessa sala ouvimos uma explicação detalhada de como a Gol trabalha para manter os aviões com a manutenção em dia. Em diversos aeroportos do país são executadas partes da manutenção obrigatória das aeronaves. A parte mais complexa é feita nesse Centro de manutenção da Gol em Confins. Tenho que confessar que saí da sala mais seguro para voar Gol depois de conhecer os detalhes da operação.

Além disso, tive a certeza que acertei quando escolhi voar Gol com a pequena Vitória na sua primeira ponte aérea.
Veja essa história nesse post no blog da Gol.
Replica do interior do avião
Depois da explicação e de tirarmos algumas dúvidas, chegou a hora mais importante. Ver tudo acontecendo na prática dentro dos hangares do centro de manutenção da Gol.
2 mecanicos
avião no angarEm um dos hangares pudemos ver um avião com a turbina desmontada, com a porta “sem capa”. Reparem também na limpeza do chão!
turbinas

aviao varig angarNesse outro hangar foi possível ver o enorme Boing 767-200 da Varig recebendo cuidados dos mecânicos. Quando o avião está dentro do hangar com pessoas a sua volta é que temos uma referência melhor do tamanho do avião.
Olha o tamanho do mecânico ali na foto. Pequeno, pequeno!
sistema de

É nesse hangar (imagens acima) onde as aeronaves são pintadas. O que me impressionou nessa parte foi conhecer o sistema de exaustão que leva o ar “sujo” para 4 filtros antes de devolvê-lo ao meio ambiente. Do ponto de vista de respeito ao meio ambiente o centro de manutenção é referência. O óleo usado é vendido para a indústria, a água é reaproveitada e há uso de energia solar. O que não é mais usado é reciclado ou reaproveitado. Deu para perceber que existe uma séria preocupação com a preservação do meio ambiente.
sala pintando
vidro janela de avião
Conhecemos também as salas onde as partes do avião são pintadas e os vidros das janelas são medidos e polidos. Sabia que até aquele vidro da janela passa por manutenção frequente?
poltronas de aviãoOutra parte do centro que foi bacana de conhecer foi o setor de tapeçaria e manutenção das poltronas. As costureiras fazem as capas das poltronas, acabamento dos tapetes e na sala ao lado uma máquina molda o plástico que faz os apoios de braço, mesinhas e aquelas cortinas.
asas
turbina
tampa
Para encerrar a visita ao centro de manutenção da Gol fomos à pista e fiz algumas imagens do avião bem de perto! Oportunidade rara. Veja as imagens acima.
Aproveito para agradecer o convite e o carinho que o pessoal da Gol teve com nosso grupo de blogueiros. Além do ajanelalaranja, foram à Confins o viagemcompimpolhos, o euviajocommeusfilhos e o cavok.


RELATED ARTICLES

42 COMMENTS

    • Foi bem isso mesmo Valéria. Descobri que muitos computadores tem 2 ou até 3 back-ups e ainda há possibilidade de voar sem eles usando comandos manuais deixa qualquer um bem mais seguro. Além disso, deu para perceber o profissionalismo que as revisões são tratadas e o controle que tem de todos os procedimentos.
      Eu não tinha medo de voar e voltei ainda mais tranquilo no voo de volta à São Paulo.
      Bjo!

  1. Sensacional o post. Achei muito legal o centro de manutenção deles. Eu viajo muito pela TAM e como eu gostaria de conhecer o centro de manutenção deles também. Achei o da GOL super moderno, confesso que não esperava tanto huahua. Parabéns pelo post
    @leomarconi

    • Oi Léo,
      É muito moderno mesmo. Segundo o pessoal da Gol só o centro da Lufthansa na Alemanha é maior e melhor.
      Me contaram que há um projeto de construção de um novo hangar e que quando ele estiver funcionando o centro da Gol será o melhor e mais moderno do mundo.
      Bacana, né?
      Foi legal conhecer e ver essas coisas.
      Estou te seguindo no twitter, abs!!

  2. Matéria paga! Só pode!
    Tenho mais de 15 anos de profissão na area. Sou engenheiro aeronautico e POSSO AFIRMAR QUE A MANUTENÇÃO DA GOL É A PIOR QUE EXISTE, COM PEÇAS RECAUCHUTADAS.
    As aeronaves, em sua maioria, são as aeronaves da velha VASP e as da VARIG.
    Sigam o conselho de quem trabalha a mais de 15 anos no ramo: VOAR GOL NÃO É SEGURO.

    • Oi Felipe, a materia não foi paga não. Fui convidado para conhecer o centro e achei que seria bem interessante aos leitores postar o que eu ví por lá.
      Quando recebo pelo post deixo bem claro que é um publieditorial.
      Passei para Gol seu comentário. Assim eles tem como responder.
      Um abraço!

    • Perguntei para o pessoal da Gol sobre aviões velhos e me falaram que a companhia possui a frota operacional de 108 aeronaves Boeing 737 e é uma das maiores e mais jovens frotas da América Latina, com uma média de seis anos. Além disso até o final de 2010 espera-se devolver sete aeronaves Boeing 737-300 restantes.
      A Companhia é uma das poucas companhias aéreas do mundo que se beneficia plenamente da filosofia de manutenção em fases do Boeing 737 NG, sustentada por amplos investimentos em pessoal, material, ferramentas e equipamentos.

  3. Sobre o que o “profissional” acima, engenheiro aeronáutico não é o responsável técnico pela aeronave nem pelo pedido de peças e nem pela liberação do avião, se der alguma peça para ele capaz dele nem saber onde vai.
    não defendo a gol, só estou defendendo a sua falta de profissionalismo questionando quem você acha que conhece o trabalho.Sentado na sua cadeira de longe é fácil falar mal de quem trabalha no hangar.

  4. Concordo com o Ricardo, eu sou mecânico de aeronaves fazem 12 anos, trabalhei desde o tempo de quando a VASP existia até hoje, sim, existem problemas internos na GOL mas sinto lhe dizer não são da parte mecânica, porque nós sabemos que cada descida ou subida tem 200 vidas em nossas mãos e sempre na cabeça que uma delas pode ser da nossa familia também.

  5. isso supoe a acreditar que vc saiba ne seu mane!!vc sabe tudo ne abestado?Vc e mais um que julga saber pela teorica e naum sabe nada da pratica!

    • Pessoal, acho muito legal ouvir a opinião de cada um de vocês que entendem e trabalham com isso. Acho que outros visitantes também querem saber.
      Mas por favor, vamos fazer isso sem ofensas. Não precisa disso! Conto com vocês para mantermos o debate em alto nível.
      Abs!
      Marcio

  6. Confins???
    Acho que estou meio desinformado, na época em que eu trabalhava lá a gol fazia os checks c e d no hangar em Viracopos, esse centro de manutenção é novo???

  7. Boa tarde!
    Olá,
    o centro de manutenção é incrível mesmo, sou tecnico de manutenção da GOL a 2anos e meio, o comentario dizendo que as aeronaves são velhas é lamentavel, temos a frota mais moderna do Brasil com manutenções preventivas, corretivas e programadas.
    Queria agradecer a visita e a escolha de voar GOL.
    Aqui sempre da para ir mais longe.

  8. Ótima matéria!
    Tenho 16 anos, e daqui a 2 anos irei começar meu curso de pilotagem !
    É um sonho de criança *–*
    Sobre o cara que falou das aeronaves antigas e a precaria manutenção da Gol, está totalmente enganado.
    Deveria se informar mais antes de fazer comentarios como estes.
    Abraços, Felipe

  9. Olá, eu também já tive a oportunidade de está vendo de perto o sistema de manutenção da gol,é porque eu estou fazendo um curso para concorrer uma vaga na área de manutenção. E realmente é uma sensação fascinante você ver aqueles “Monstrinhos” serem manuzeados,é de arrepiar de tanta emoção. Depois de ver tudo isso de perto passei a gostar ainda mais de aviação!!!

  10. boa tarde, primeiro quero dizer que adorei a materia da sua visita na Gol.
    sou um Paraguaio morando aqui no Brasil, e me interesa muito a historia das companhias aereas do Brasil.
    E uma pena como uma companhia com a Varig faliu. Pensar, que quando a gente falava que ia de Varig, era falar estou indo na melhor compnhia aerea do mundo, o servico de bordo, a educacao da tripulacao, em fim, muitas coisas boas.
    Gostaria de saber, se a Gol, vai voltar a usar as rotas internacionais da antiga Varig?
    obrigado, e desculpem pelo meu portugues.

  11. Olá,
    Estou realizando um TCC relacionado a área de Mecânica de Manutenção em Aeronaves e gostaria de saber se eles disponibilizam visitas e como é agendado, pois com certeza irá somar muuuuuuito à minha apresentação?
    Muito boa sua matéria….
    Obrigada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares