Com a virada do ano se aproximando, muita gente me pergunta como fotografar fogos do reveillon.
Foto: TurisRio
Então lá vai, de forma bem simples:
1 – Sua câmera precisa estar bem presa, fixa em algum lugar que não vibre e nem se mexa muito. Traduzindo, para ficar bom mesmo, providencie um bom tripé e confira se ele está bem fixo. Melhor solução para fotografar fogos a noite.
2 – Não adianta muita coisa prender a câmera no tripé e, na hora do disparo, dar aquela dedada no disparador. Use o timer para não precisar nem encostar na câmera na hora do disparo.
3 – Se sua câmera for compacta, dessas menores, use aquele modo noturno que geralmente tem uma lua como símbolo. Se tiver o estabilizador de imagem (símbolo pode ser uma mão tremendo) pode usar que também ajuda. Se a sua câmera for semi ou profissional, procure saber mais sobre o modo Bulb e pense se não vale investir num disparador remoto. Teste a velocidade entre 1 e 4 segundos e a abertura acima de f8.
4 – Conheça a praia/local dos fogos. Pergunte onde geralmente estouram para depois pensar no enquadramento que fará na hora dos fogos. Lembre-se que o lugar vai estar cheio de gente e que é interessante colocar pessoas na areia, árvore, prédios, ponte, etc… para compor a imagem. Cuidado com esbarrões no tripé. Procure um lugar mais alto para ele, por exemplo, varanda, degrau, etc….
5 – Essa quinta dica é mais um grupo de pequenos ajustes para você tentar. Vamos lá:
– o flash não vai te ajudar nessa hora, pode desligar
– o auto-focus não vai achar a luz dos fogos. Se tiver foco manual o negócio é fazer testes e ir na tentativa e erro. Lembre-se o digital está aí para você clicar até acertar.
– se estiver com o tripé, não use iso alto. Coloque no mínimo. Use o Iso 100 assim ficará livre do “ruído” – pequenos pontos pretos que aparecem em Iso acima de 400, dependendo da câmera.
Bom acho que é isso! Depois passe aqui para contar se conseguiu fotografar!
Dicas para fotografar fogos
RELATED ARTICLES
Essa dica eu não conhecia! Valeu 😉
blz de dica mas voce não acha que a abertura em f8 e muito escura porque muitas cameras não tem modulo B e algumas maquinas para se conseguir o modulo B tem que ficar abaixo de 0.9 s ate um leve brisa no tripe faz a maquina se mover 0.2 s então não seria mais nessessario elevar o iso para pelo manos iso 800 porque iso 100 agente usa para sol forte no escuro sera um milagre voce acertar a foto com um iso mais abaixo..
Oi Marcela, quando falei em velocidade e abertura pensei no pessoal que já tem familiariadade com módulo manual de câmeras DSLR e essas tem Bulb etc…
Para as compactas modo noturno e firmeza com tripé que dá p/ fazer imagens interessantes.
Bjo!
Ótimo 2011!
Gracias Carmem!!
As Impressões de uma Viajante desejam-lhe um 2011 cheio de viagens 🙂
Oi Bárbara, pra você tbm!!
Dica muito bem vinda!
Valeu Rosi, aproveite!
Muito boas as dicas…nunca consigo fotografas os fogos com qualidade.
Que bom que gostou Julio! Valeu por comentar por aqui!
Sou apaixonado por fotografia e nunca deixei de ser amador, estou sempre aprendendo e aqui no seu blog, vou pousar por alguns dias e tentar melhorar minhas fotos.
Abs
Legal Walter, se precisar de alguma coisa, avise!! Abs!!
HUM SÃO BACANAS AS DICAS!!!