Se você não sabe mandarim, vai ficar meio perdido quando chegar na China. Principalmente quando você olhar para aquelas ruas imensas, aquela quantidade impressionante de pessoas e aqueles prédios quase todos com placas iguais.
Porém, não se assuste! Nós estamos sempre aqui para te ajudar e fazer com que sua viagem sempre seja a mais agradável possível e mostrar que, mesmo com dificuldades linguísticas, não necessariamente você vai precisar de alguém para te ajudar ou te levar nos pontos turísticos e onde você deseja conhecer.
Ai vão 5 dicas fundamentais para você que está planejando viajar para China e/ou países que você não domina a língua falada. Mas, primeiro: Não tenha medo! Não é comum você encontrar pessoas que falem inglês na China. Porém, não veja isso como um empecilho. É possível sim você conhecer o país sem saber a língua e sem ter um guia/tradutor na sua cola, pois usando as dicas e tendo paciência e calma dá para se virar perfeitamente.
1- Pegue o cartão com o endereço escrito, em mandarim, de todos os lugares… , principalmente do lugar onde você está hospedado, porque na hora de voltar, se você não encontrar o caminho, as pessoas podem te ajudar. Restaurantes, bares, museus, lojas,… Todos eles tem um cartãozinho;
2- Use a mímica… é engraçado que, em muitas situações falar não resolve, mas se você fizer alguns desenhos com as mãos e apontar para algumas coisas, vale mais que mil palavras faladas;
3- Compre um mapa com legendas em inglês e em mandarim… isso pode te ajudar muito a identificar os lugares e a perguntar as pessoas para que elas te indiquem. A cidades são muito grandes e, muitas vezes, você se pega na seguinte situação: você tem o endereço e o número do lugar onde fica o restaurante, mas não consegue encontrá-lo. Com um mapa em inglês, para que você saiba o que esta escrito, e em mandarim, para que a pessoa que você está perguntando saiba onde você quer ir, é muito mais fácil de um local te ajudar;
4- Ande de transporte público… nas cidades grandes o metrô custa cerca de R$0,30, funciona nos horários informados, tem máquinas para compra de bilhetes em inglês, tem uma “malha ferroviária” excelente e é limpo. É o famoso BBB: bom, bonito e barato. Porém, em Pequim, vá por mim… evite a linha vermelha nos horários de pico;
5- Pergunte! Não tenha vergonha e nem medo de pedir uma informação. A não ser os guardas da praça da Paz Celestial, os chineses são muito simpáticos e sempre aptos a ajudar, principalmente em cidades pequenas.
Ah, e lembre-se: para viajar para a China é importante tomar a vacina de febre amarela previamente, tirar um visto e ter um seguro saúde. Você sabe a importância do seguro saúde na sua viagem? A gente te contou aqui.
Post feito pela Nina Cavalcanti que é colaboradora do www.ajanelalaranja.com, Embaixatriz do Programa Study In Holland, blogueira, além de idealizadora de projetos culturais e escritora.
5 dicas para não se perder na China
RELATED ARTICLES
I would like to say thanks for the efforts you have made compiling this article. You have been an inspiration for me. I’ve forwarded this to a friend of mine.
Olá. Gostei muitos das dicas. Vou pra china no fim do ano.
Abraço!
OlÁ!
Que bom que gostou das dicas. Tenho certeza de que irão ajudar bastante.
Vai enfrentar o inverno chinÊs? Se for para a região norte do país é bom levar roupas bem quentes, porque é muito frio. Boa viagem e obrigada pela cia.!
Abraços
ola, gostei de post… estou indo para a china dia 1 de outubro, vc tem alguma dica imperdivel? rs
obrigada!
Olá , estou indo agora dia 11 de outubro para a China em uma feira. Irei passar pelas cidades de Guangzhou, Beijing e Xangai.
o que você me recomenda para visitar?
grato
se tivesse qualquel problema no pequim pode me consultar .tou no pequim !13522845527
Tipo , eu sou negra e tenho medo de ir para lá e sofrer preconceito e discriminação . As pessoas se lidam bem com pessoas negras ?
Eu tenho 13 anos mas eu sei falar mandarim ( eu faço curso ) e queria ir para lá no ano que vem ( na minha viagem de 15 anos ) mas eu fui em uma agência e uma mulher lá falou que é muito perigoso , mesmo se eu for com guia !
É verdade ?