Perto de Bratislava fica o castelo Devin. Na verdade você vai conhecer as ruínas desse castelo, que foi construído pelos Romanos no século 3. Mas o passeio vai muito além de conhecer e ver as ruínas.
Lá de cima, na alta temporada, dá para ver um monte de turistas andando pelas trilhas das montanhas dos Cárpatos.
É fácil de ver logo abaixo o encontro do rio Danúbio com o rio Morava, que também marca a fronteira entre a Eslováquia e a Áustria.
Nos dias mais limpos, dá para ver um pedaço de Viena.
Hoje o local, que recebe muitos turistas, é super tranqüilo, mas nem sempre foi assim. Na história recente muita coisa aconteceu exatamente na beira do rio.
Como a fronteira com a Áustria fica do outro lado do rio, no período do comunismo, muitos tentavam passar para o outro lado nadando, pulando a cerca e até em balões. Existiam guaritas com guardas de 300 em 300 metros ao lado da Cortina de Ferro, como ficaram conhecidas as telas de proteção instaladas para impedir a fuga dos eslovacos para Áustria.
Centenas foram mortos nessas tentativas. Um monumento com as marcas de tiros de fuzil e com nome de todos os mortos está lá marcando o lugar onde isso tudo aconteceu.
Eu viajei para Europa a convite da Comissão Européia de Turismo, Rail Europe e da Hostelling International.
Que lindo!
São tantos roteiros interessantes pela Europa que eu nem sei por onde começo a planejar a viagem do ano que vem. Acho que vou tirar no palitinho 😛
nossa…adoro viajar e aqui tem dicas ótimas..obrigada!
Oi Renata,
continue acompanhando. Valeu!
Marcio