Chiloé é um arquipélago ao Sul da região dos Lagos no Chile. Até pouco tempo, era conhecido pela produção de salmão, algas e mariscos e agora vem entrando cada vez mais nos roteiros de viagem.
Os índios Mapuches foram os primeiros habitantes de lá e deram o nome do Arquipélago de Chiloé, que significa “Lugar de gaivotas”. Até hoje as gaivotas vivem por lá, com a companhia de cisnes de pescoço negro, zarapitos e flamingos.
Falando em aves, esse é um dos motivos do aumento no número de turistas. A atividade de “Birdwatching” é uma das atrações das ilhas. Imaginem que esses Zarapitos voam mais de 15 mil quilômetros do Alasca até Chiloé.
Um dos lugares para ver os pássaros com ajuda de especialistas no assunto é o Centro de Interpretación y Avistamiento de Aves BAHÍA PULLAO. Veja as imagens que eu fiz das cabanas de observação.
Outro passeio relacionado com animais e que acaba agradando todo mundo é visitar os simpáticos pinguins na baía de Puñihuil. Vou contar sobre esse passeio nos próximos posts. Acompanhe!
As palafitas da ilha são atrações também. Construções que os moradores locais dominam e usam há muito tempo. Já é possível se hospedar em algumas delas e ter a noção exata de como é viver nessas casas. Fiz esta imagem com a maré baixa. Impressionante a altura das palafitas.
Depois de ver e reparar nas construções das casas, minha sugestão é que visite e fotografe algumas das 16 igrejas que são patrimônio da humanidade da Unesco. As construções são obras de arte da arquitetura em madeira Chilota. Se você se interessa por arquitetura ou trabalhos em madeira, não deixe de conhecer essas igrejas.
Para comer bem e interagir com os moradores da ilha, vá até a Cocineria Dalcahue. A Cocineria é um galpão de madeira onde diversos restaurantes fazem os pratos em cozinhas abertas, em frente ao balcão onde servem os clientes.
Eu comprei empanadas e acompanhei atentamente o processo todo. Estava uma delícia. A pena foi não ter tempo para experimentar os frutos do mar e o peixe que eu vi o pessoal fazendo e comendo.
Eu indico duas opções para quem quer aproveitar Chiloé. Uma delas é um daytour saindo de Puerto Montt. Se puder ficar uma noite, te garanto que Chiloé é mais interessante do que Puerto Montt.
Para quem tem mais tempo, minha sugestão é conhecer as atrações da ilha e aproveitar também para relaxar e curtir um dos 3 hotéis que vou te mostrar nos próximos posts.
Marcio viajou para o Chile a convite do Turismo Chile e da SERNATUR da região dos Lagos.
Veja nossas outras dicas do Chile!
Dicas de Santiago!
Santiago com criança. Fantasilândia
Santiago com os filhos. Museo Interactivo Mirador
Santiago com crianças. Zoológico e Parque Metropolitano
Veja nossa dica de onde comer em Santiago
Parque Araucano e shopping Parque Arauco
Conheça o Museu de Artes Visuais em Santiago
Cerro Santa Lucia
Em Santiago, almoce no Galindo
O romântico The Aubrey Hotel de Santiago
Bairro Bellavista – Restaurantes e Baladas
Centro Cultural Palacio La Moneda
Compras em Santiago
Plaza de Armas
Perto de Santiago!
Viña del Mar
La Sebastiana, Valparaiso
Mais para o SUL!
Conheça Puerto Varas no Chile!
Ilha de Chiloé, no sul do Chile, você ainda vai ouvir falar dela.
Onde ficar em Chiloé, no sul do Chile
Vá ver os pinguins em Chiloé
ATACAMA!
Conheça o Kunza, um excelente Hotel no deserto do Atacama
Os Flamingos do Salar do Atacama
Visite as Vinícolas e conheça os melhores lugares para beber bem no Chile!
Visite a vinícola Santa Rita no Chile
Vinícolas no Chile, Casa del Bosque
Neve e estações de esqui!
O charme de esquiar em Portillo
Valle Nevado com criança, veja como foi nossa viagem
Temporada de neve! Veja 5 dicas para a sua viagem
Dicas de roupa para temporada de neve.
Siga nosso Instagram e
Assine nosso canal no YouTube! Clique aqui!
Um passeio e tanto este! Estive por lá em dez/2013. Fiquei hospedada em Puerto Varas…Fiz um daytour, vale muito a pena ir!!! Estive no museo das Igrejas, muito bom!!!!
Ana Mota