Viajar para lugares incríveis e pagar pouco por isso é o sonho de muita gente. E, justamente por isso, é importante ficar atento aos golpes! Segundo levantamento do Ministério do Turismo, mais da metade da população brasileira tem intenção de utilizar o avião como meio de transporte para sua próxima viagem e esse número vem chamando cada vez mais a atenção dos criminosos cibernéticos, os hackers.
De acordo com o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado no combate a crimes cibernéticos, só de julho a setembro deste ano, foram identificados mais de 340 tipos diferentes de ameaças na internet envolvendo nomes de companhias aéreas e convênios de milhagem.
As ameaças, que circulam por aplicativos de mensagens, redes sociais e SMS, fingem ser páginas oficiais de empresas como LATAM e Azul, e programas de relacionamento, como o Smiles, da Gol, prometendo vantagens para compra de passagens, além de bilhetes gratuitos.
A ação desses criminosos cibernéticos tem como principal objetivo o roubo de informações pessoais das vítimas (prática conhecida como phishing), tais como número de CPF, endereço, dados do cartão de crédito e até mesmo senhas bancárias.
Se você viu alguma dessas promoções milagrosas na internet e tem dúvidas se é ou não golpe, confira algumas dicas do DFNDR Lab para evitar armadilhas:
Checagem de informações
Ao receber uma promoção ou notificação de uma empresa, cheque se as informações são verídicas em algum canal oficial da marca, como o SAC e chats disponíveis nas páginas oficiais. Fica o alerta: as companhias aéreas raramente limitam a comunicação de ofertas a um único canal. Essa medida é fundamental para evitar o acesso a golpes e o compartilhamento de falsas promoções com seus amigos e familiares.
Antivírus
Mantenha um software de segurança protegendo seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Eles são essenciais para garantir a navegação na rede e o compartilhamento seguro de informações.
Cuidado com os links
Mesmo contando com um antivírus, é fundamental adotar comportamento preventivo na internet, pois o número de golpes digitais vem crescendo a cada dia. Evite clicar em links sem checar a procedência deles, principalmente, quando são enviados por WhatsApp e SMS. Além disso, sempre desconfie de promoções que prometem grandes recompensas, como altos valores em dinheiro. Na dúvida, o DFNDR Lab oferece um serviço gratuito online de checagem de links: https://lab.dfndrsecurity.com/pt-br.
Desconfie de domínios “diferentes do normal”
Muitos links maliciosos têm domínios diferentes dos habituais “.com”, “.com.br” e “.org”. Por isso, preste atenção na composição dos endereços dos links recebidos, pois ela pode indicar mais um motivo para desconfiar da veracidade das informações recebidas.
Golpe, Cuidado com promessas de milhas e passagens
RELATED ARTICLES