Bem, quer dizer, esta constatação fica ainda mais séria se você gosta de histórias e arte. O Cemitério Recoleta é um museu a céu aberto!
> Compre um Chip Internacional e fique conectado a viagem toda!
Bem, quer dizer, esta constatação fica ainda mais séria se você gosta de histórias (de fantasmas também) e arte.
O Cemitério da Recoleta é um museu a céu aberto. Dá para passar o dia todo apreciando as fachadas dos túmulos, com suas esculturas de anjos e se contorcer entre os vidros para avaliar a decoração dos altares em cima dos caixões. Eu acho isso interessante porque é uma forma de ver como os túmulos, de diferentes épocas, foram mudando conforme o tempo.
Passear pelo cemitério é legal conhecendo as histórias. Quando você for por lá, evidente que o corredor onde fica o túmulo da Evita estará lotado. Ela é a maior celebridade do lugar com certeza, mas para o bem da verdade é um dos túmulos mais simplesinhos. A história por trás do calvário do corpo de Evita é que é interessante. Vou tentar resumir um pouco:
> O seguro de viajem ideal: Aproveite a nossa promoção!
Evita Perón faleceu no dia 26 de julho de 1952 graça a um violento câncer de útero. Após a sua morte, ela foi embalsamada e seu corpo ficou exposto, recebendo visitas da população que lamentava a morte do ícone do populismo argentino. O corpo ficou exposto até 1955 quando os militares derrubaram Peron, esposo de Evita, e assumiram o poder. Para o corpo de Evita não virar um símbolo contra a queda de Peron, os militares a roubaram e então se iniciou uma via sacra.
Um militar foi incumbido de sepultá-la secretamente, mas ele ficou andando com o corpo de Evita dentro de um furgão por Buenos Aires durante dias (dizem que ele se apaixonou pelo corpo). Depois que este boato começou a se espalhar, a população começou a se alarmar, pixando em muros frases como: Onde está o corpo de Evita? Pressionados, os militares começaram a “Operação Traslado”, que levou o corpo dela a Itália e a enterrou com o nome de “Maria Maggis de Maggistris”.
O corpo só voltou para a Argentina em 1976 para ser enterrado no túmulo da família Duarte, família de Evita, no cemitério da Recoleta.
> Compare o preço e alugue seu carro nas melhores locadoras!
Vai dizer que você não fica de cabelo em pé? Agora a parte mais sombria é que todo esse vai e vem do corpo de Evita embalsamado acarretou em alguns problemas e, ao voltar para a Argentina, ela não tinha mais o nariz e nem os dedos do pé.
Falando em coisas sombrias, há outros túmulos muito interessantes que você precisa visitar no Cemitério da Recoleta.
O túmulo de Rufina Cambaceres é bastante emocionante. A garota de apenas 19 anos morreu em 1902. A historia oficial conta que sua mãe a levaria para uma festa e quando foi busca-la a encontrou morta no chão. Mas, há o boato de que a garota descobriu que sua mãe tinha um caso com seu noivo, teve um treco e caiu dura no chão. Ela foi enterrada no Recoleta, mas no dia seguinte os coveiros encontraram o caixão quebrado e o abriram. A descoberta: Ela estava virada de lado e o caixão todo arranhado. Alegaram depois que ela sofria de catalepsia, pois seria a única explicação possível. Desde então ela é conhecida como a garota que morreu duas vezes e, dizem, passeia a noite pelo cemitério na tentativa de fugir de lá.
> Compre, agora mesmo, a sua passagem com descontos especiais!
Outro túmulo bastante visitado é o da jovem Liliana Crociati. Primeiro por ser diferente dos outros túmulos, tendo uma inspiração mais gótica, segundo por chamar a atenção. A jovem morreu aos 26 anos durante a sua Lua de Mel na Áustria. Uma avalanche destruiu o quarto que ela dormia a matando na hora. O estranho é que neste exato momento, lá em Buenos Aires, falecia o seu cachorro Sabú. Em frente ao túmulo dela está uma estátua da menina em tamanho real ao lado do seu melhor amigo que também foi enterrado ali.
Ainda há um enorme monumento verde que chama a atenção dos que passam ao redor. Ali estão os restos mortais de Eliza Brown, que representa uma triste história de amor. A garota era filha do famoso Almirante Brown e aguardava a espera do noivo, Francis Drummond, que lutava na Guerra da Cisplatina. No entanto, ele acabou tombando na guerra. A jovem Eliza não aguentou a notícia e, vestida com o vestido de noiva que havia encomendado para o seu casamento, se jogou no Mar del Plata e morreu afogada. Hoje seus restos estão expostos numa caixa de bronze, feita com um dos canhões das embarcações onde seu noivo lutou.
Dá para ver que muitas histórias interessantes permeiam o cemitério. Por isso, a minha dica é fazer a visita guiada com algum dos funcionários do cemitério que ficam logo ali na entrada. O interessante é que todos os dias há uma visita guiada gratuita às 15h, ou seja, vale programar a visita neste horário para conhecer as histórias que estão por lá.
Só faço uma ressalva sobre o cemitério. Eu passei quase a manhã toda por lá, então consegui andar por quase todos os seus corredores. A impressão que eu tive é que os túmulos que ficam próximos aos muros que separam o terreno da rua são bem abandonados. Talvez porque as pessoas não costumam chegar até ali, empolgados em ver os túmulos mais famosos. Eu sei que quem deve cuidar dos túmulos são os familiares e talvez por serem túmulos muitos antigos, não há mais quem cuide deles. Mas por ser um ponto turístico mega visitado, achei que o cemitério deveria cuidar mais daqueles túmulos. Afinal, olha a foto que eu tirei e veja se isso não causa uma péssima impressão?
Tirando isso, o passeio está super recomendado! Quando o fizer, não esqueça de contar para a gente como foi!
Denise Godinho para o www.ajanelalaranja.com
> Compre, agora mesmo, a sua passagem com descontos especiais!
Veja todas as nossas dicas da Argentina e viaje muito mais preparado!
Dicas Práticas – Argentina – Leia antes de viajar!
Não caia no golpe das notas falsas na Argentina
Temporada de neve! Veja 5 dicas para a sua viagem
10 dicas para quem vai passar o natal e réveillon em Buenos Aires
5 dicas para não ser enganado no táxi em Buenos Aires
Dicas de roupa para temporada de neve.
Atrações de Buenos Aires
Conheça o MALBA em Buenos Aires
Sua visita ao cemitério da Recoleta nunca mais será a mesma!
Museu dos Beatles em Buenos Aires
5 passeios para fazer em Buenos Aires no feriado.
O que fazer na Recoleta em Buenos Aires
Onde comer no centro de Buenos Aires?
O que ver no centro de Buenos Aires
Qual melhor show de tango em Buenos Aires?
Onde ficar em Palermo, Buenos Aires
Veja onde comer bem em Palermo, Buenos Aires.
Cinco restaurantes que você tem que conhecer em Buenos Aires
Buenos Aires de bicicleta elétrica
Buenos Aires a noite, vá para os bares de Palermo
Fim de semana em Buenos Aires, um vídeo com dicas!
Compras em Buenos Aires
Galerías Pacífico – Bisnagas de sabão da VZ Bath & Body
Achado no Free Shop de Buenos Aires
Compras em Palermo, Buenos Aires
Onde comprar tênis em Buenos Aires?
Compras na Recoleta, Buenos Aires
Dicas de compras no centro de Buenos Aires
Vá a um jogo do Boca Jrs em Buenos Aires
Bariloche
Dicas de Bariloche: Faça uma ótima viagem
El Patacon, jantando bem em Bariloche
Cafayate
Você é caçador de disco voador? Então precisa conhecer Cafayate
As bodegas de Cafayate: conheça a Piatelli Vineyards
As vinícolas de Cafayate na Argentina
Cafayate, um paraíso dos vinhos em meio às montanhas
Salta
House of Jasmines – Romantismo em Salta – Argentina
San Juan
Onde ficar e onde comer em San Juan, na Argentina
Mendoza
Mergulhamos no mundo dos vinhos argentinos.
Primeiro dia: As bodegas de Mendoza
Segundo dia: As bodegas de Mendoza
Terceiro dia: As bodegas de Mendoza
Bodega O. Fournier, um paraíso do vinho em Mendoza
Conheça as bodegas Trapiche em Mendoza
Além do Cemitério da Recoleta, veja essas dicas de onde ficar em Buenos Aires!
Dica!
Como o centro de Buenos Aires não é o lugar mais bacana para ficar na cidade, escolha seu hotel entre a Recoleta e Palermo.
É mais gostoso, mais seguro e mais bonito ficar nessas regiões.
Seguem algumas indicações para atender todo tipo de turista e de bolso.
Em Palermo!
Começamos com as dicas de Hostel para quem vai de mochila ou não pretende gastar muito com a hospedagem:
Hostel Suites Palermo – Esse Hostel da HI fica numa mansão e é um bom exemplo de albergue que dá para dormir tranquilo sem aquela barulheira e em quarto privativo. São 11 deles. Uma boa opção para casais que querem privacidade mas não querem gastar muito. É até estranho falar sobre albergue que não tem balada e é tranquilo, mas esse é o caso do Suites Palermo. Importante o Wi-Fi é grátis nas áreas comuns.
Quem quer pagar um pouco mais nossas sugestões são:
Kala Petit Hotel – Um casarão que virou hotel, essa é uma definição razoável para o Kala. A piscina, a churrasqueira e até a cozinha fica disponíveis para os hóspedes, os quartos não são luxuosos mas são agradáveis e os banheiros em alguns casos são compartilhados. Essa é uma opção interessante quando pensamos em custo x benefício.
Palermo Viejo B&B – Essa é nossa indicação para quem vai as compras na Avenida Córdoba. Fica pertinho de lá. O Palermo Viejo tem um bom café da manhã, Wi-Fi grátis e os quartos são decorados com arte e cores diferentes. Todos tem frigobar, cofre e banheiro.
Para quem quer ficar muito bem e pode pagar mais, não deixe de pesquisar essa sugestão aqui:
Nuss Buenos Aires Soho – O Nuss é para quem procura por atendimento personalizado e super atencioso, quartos muito bem decorados, sauna, piscina e academia de primeira. Para fechar o pacote o Nuss é muito bem localizado.
Na Recoleta!
Dica de Hostel para quem vai de mochila ou não pretende gastar muito com a hospedagem:
Mansion Junin Hostel & Suites – O ponto forte desse albergue é mesmo a localização. Os funcionários ajudam sempre que possível, mas não se esqueça que é um albergue antigo. Se quer pagar pouco por uma boa localização o Mansion vai agradar.
Quem quer pagar um pouco mais que o hostel nossas sugestões são:
Unique Executive Chateau – Outra opção com boa localização e bom custo x benefício.
Ayacucho Palace Hotel – Uma opção mais bacana com boa localização. Dá par ir a pé ao centro e andar pela Recoleta.
Pagando mais um pouco a mudança de nível é interessante, nossa sugestão é:
Marseille des Anges Hotel – Esse hotel fica perto de uma praça bacana e a decoração vai conquistar os hóspedes de bom gosto.
Para não ter dúvida e aproveitar o hotel tanto quanto o destino, fique nos melhores hotéis da cidade que na nossa opinião, são:
Alvear Palace Hotel – Luxuoso, acho que essa palavra define o Alvear. No melhor lugar da Recoleta. Quero ver você conseguir sair do hotel.
Palacio Duhau – Park Hyatt Buenos Aires – A opção para quem quer ficar em um palácio. Só tem um jeito de sua estadia ficar perfeita. Se escolher a suite com hidromassagem e lareira.
Afinal, olha a foto que eu tirei e veja se isso não causa uma péssima impressão?
Não entendi, fiquei muito tempo procurando e não vi nada de errado na foto.
Alguém pode me explicar ?
Quanto ao cemitério é muito bacana mesmo, tirei foto ao lado desse túmulo da menina e seu cachorro e nem sabia da história. Só agora anos depois fiquei sabendo graças ao post.