O uso recreativo de maconha logo será legal no Canadá depois que o Senado aprovou uma nova lei esta semana.
O país é o primeiro do G7 a implementar legislação que permita um mercado nacional de venda e uso da droga.
A lei C-45, também conhecido como a Lei Cannabis, originou-se de uma promessa de campanha do Primeiro Ministro Justin Trudeau de manter a maconha longe de usuários menores de idade e reduzir os crimes relacionados.
O ato de legalizar o uso recreativo da droga foi introduzido pela primeira vez em 13 de abril de 2017 e foi posteriormente aprovado na Câmara dos Comuns em novembro. A passagem do Senado do projeto de lei foi o obstáculo final do processo.
Segundo o primeiro ministro, tem sido muito fácil para os jovens obterem maconha – e para os criminosos colherem os lucros, e com a implementação desta nova lei, isso mudará.
Com o projeto formalmente aprovado, os adultos poderão carregar e compartilhar até 30 gramas de maconha em público. Eles também poderão cultivar até quatro plantas em suas casas e preparar produtos comestíveis para uso pessoal.
No entanto, regras rigorosas ainda estarão presentes na compra e uso de maconha.
Os consumidores devem comprar maconha em estabelecimentos regulados pela cidade ou quando nenhuma dessas opções estiver disponível, produtores licenciados pelo governo federal. A maconha também não será vendida no mesmo local que o álcool e o cigarro.
O governo canadense também implementou mudanças em suas leis de transito, para abordar casos de dirigir sob a influência da cannabis. O projeto estabeleceu a idade mínima do consumidor de 18 anos e fazendo com que a produção, distribuição ou venda de produtos seja proibída para menores.