Em Berlim, há um grupo que faz city tours gratuitos e se encontra no Portão de Brandenburgo todos os dias. Vá ao site newberlintours e confira os horários. Há também tours para conhecer a Berlim do Terceiro Reich, a Berlim dividida pelo muro e um pelos pubs da cidade.
E já que estamos falando do Portão de Brandenburgo, vamos lembrar um pouco da história de um dos principais cartões postais da cidade.
Ele foi construído em 1791 e era o portão mais ocidental da cidade. A escultura de bronze que fica no topo foi roubada por Napoleão e levada a Paris e só retornou quando a Prússia derrotou Napoleão.
Quando a cidade foi repartida entre aliados e soviéticos, após a segunda guerra, ele era uma linha divisória entre os setores.
Hoje, a praça em frente ao portão é palco de todas as principais comemorações em Berlim e pode ser seu ponto de partida!
Berlim – Portão de Brandenburgo
Para começar a conhecer a cidade, uma boa opção é pegar um city tour. Eu não sou muito adepto a andar em grupo, mas neste caso valeu a pena para conhecer a história dos principais pontos da cidade. Depois fui me virando sozinho e a cidade é fácil de se localizar.
Eu acho que poucas cidades do mundo tem uma tao rica historia como berlim, e sem duvida o Portal de Brandenburgo e o principal simbolo da capital da Bavaria.
Uma dia!
ja que vc vai pra berlim, nao deixe de visitar o Allinz Arena, dizem que é espetacular.
Lindas as suas fotos da Porta de Brandenburgo…
Estive em Berlim 4 dias no ano passado e gostei muito da cidade!É bastante diferente das outras grandes capitais europeias como Londres,Viena e Paris,mas é muito interessante e riquissíma em história…
bjs
Michael, já passei pelo Allianz é lindo mesmo!
Concordo Margarida!!
Amei a cidade e é diferente mesmo!
Abs!
Adorei as fotos, Marcio.
Berlim é minha conta pendente…
Bjs
Carmen
Oi Márcio,
Berlim é a cidade do mundo que mais conheço. Morei lá alguns anos (quando estudante)e volto lá sempre (a trabalho). Uma dica prá quem quer escapar do Brandenbruger Tor e adjacências e se aventurar no bairro “turco” de Berlim: pegue o metrô 1 (o Orient Express), direção Varschauer Strasse e desça na Estação Kottbusser Tor. Pegue a Adalbert Strasse e comece a experimentar e saborear os doces árabes e turcos nas padarias e confeitarias que encontrar pelo caminho, há restaurantes turcos bons e baratos também, se precisar de internet ou telefonar para o Brasil vá no Internet Café da esquina da Adalbert Strass com a Naunyn Strasse. Depois, volte um pouquinho e pegue a Oranien Strasse à esquerda, livrarias, bistrôs, pequenos bares, brechós e dê uma parada no bar da esquina com a Marianne Strasse, o “Bateau Ivre”, isso mesmo, com o nome do poema famoso de Rimbaud. Tente uma mesa na calçada, peça um café e simplesmente olhe o movimento…é a maior felicidade!
Abs.
Ernani
belíssimas fotos!
Ernani,
Muito obrigado pela contribuição!!
Vai virar post!! Fique a vontade para participar ainda mais!
Abs!
Adriana e Carmem,
Obrigado pela visita!!!
Bjos!
Amo o Portão de Brandenburg e suas fotos estão belíssimas. Parabéns. Não li todos os posts sobre Berlim, mas pelo título não vi nada que fizesse referencia à praca Gendarmenmarkt – que na minha opinião é um dos locais mais bonitos de Berlim. Se vc não foi lá, fica aí a dica para a próxima vez.
Abraco,
Isa – (Pousada Morro de São Paulo )
Marcio,
Excelente seu blog!
Estivemos na Europa em março deste ano. Suas dicas e suas impressões sobre Berlin em muito nos ajudou em definir o que visitar.
Abraço,
Eduardo e Helena
Oi Eduardo e Helena,
O blog é pra isso mesmo!! Que bom que ajudou!
Se tiverem alguma dica para podermos ajudar mais viajantes é só me mandar que eu posto aqui!
Abs!
Marcio