Queda do muro de Berlim completa 30 anos neste sábado (9). O Portão de Brandemburgo será palco para a celebração dos 30 anos da queda do Muro de Berlim com uma grande agenda de eventos, aguardada por milhares de turistas!
São diversas atrações que remontam os eventos históricos que contribuíram para o fim da Guerra Fria e, consequentemente, a queda do Muro de Berlim, como exposições temáticas e projeções de vídeo em sete pontos da cidade.
Na Casa da História, em Bonn, você pode conhecer o processo da queda do Muro de Berlim e unificação nacional em um conteúdo totalmente inovador. Já em Berlim, está a renomada casa de exposições Gropius Bau com uma seleção de obras de 30 artistas internacionais contemporâneos da mostra “Walking through Walls”, que fica em cartaz até janeiro de 2020.
Ao longo da antiga fronteira interna da Alemanha, por sua vez, encontramos o projeto “Cross-Linking Green Belt”, que prevê uma porção de atividades – incluindo 50 excursões guiadas, caminhadas e outras atividades.
Aqui, você encontra uma tabela com as atrações da celebração dos 30 anos da queda do Muro de Berlim!
Estado | Exemplo de Atrações |
Baden-Württemberg | Mercedes Benz-Museum Porsche Museum Kunsthalle Mannheim Europa Park |
Baviera | Mundo BMW Munique Ativo nos Alpes, na Floresta da Baviera Mosteiro Weltenburg Oberammergau |
Berlim | UNESCO Ilha dos Museus Palácio da Cidade Torre de TV Portão de Brandenburgo |
Queda do Muro de Berlim: Entendendo a História
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, ocidentais e soviéticos passaram a delimitar o território europeu em áreas — o que chamamos de “zonas de influência”.
A Alemanha já havia sido libertada do regime nazista e, assim, o território do país foi dividido, criando-se dois novos países: a República Democrática Alemã, que pertencia aos soviéticos, e a República Federal da Alemanha, que ficou sob a zona de influência do ocidente.
Como Berlim era capital, uma parte dela também deveria pertencer aos ocidentais, e assim foi feito, gerando uma grande ameaça aos soviéticos. Isso porque, apesar da divisão, havia um fluxo intenso de pessoas indo de um lado para o outro da cidade, desfrutando de alguns aspectos do mundo capitalista — como liberdade de consumo e de expressão, acesso a produtos etc.
Em 1961, foi tomada a decisão de erguer o Muro de Berlim.
Leia Mais
9 passeios para fazer na Alemanha
Nossas dicas da Alemanha te ajudam a viajar melhor! Veja o museu da Porsche, da Mercedes, as dicas de Sttutgart, de Frankfurt. Veja nossos filmes tbm!