Viajar e conhecer novos lugares é a realização de um sonho. No entanto, quando não nos planejamos, a viagem pode se tornar muito desagradável. Nesse texto, te mostramos o que não pode faltar na hora de criar seu roteiro de viagem.
Afinal, um roteiro de viagem ajuda na sua segurança, evitando contratempos, garantindo que sua viagem saia como você planejou.
Além disso, com um roteiro de viagem bem organizado, você se previne contra imprevistos, economiza dinheiro, tempo e, claro, dor de cabeça.
1. Escolher o destino e o objetivo com antecedência
O primeiro item do seu roteiro de viagem deve ser o destino.
Muitas vezes juntamos dinheiro para viajar, mas ainda não sabemos para onde ir.
Por isso, separe os lugares de seu maior interesse e, em seguida, decida para qual deseja ir.
Com o destino em mente, você consegue determinar o que é necessário para a viagem, como tirar visto, necessidade de tomar alguma vacina, fazer algum documento, entre outras.
Além disso, determinar o objetivo da sua viagem é muito importante: você está indo para relaxar? Para aprender sobre a cultura? Está viajando a trabalho? Busca um passeio turístico, com visita a museus?
Anote os objetivos que você busca com a viagem, isso te ajudará com os orçamentos.
Por exemplo, se você decidiu que quer viajar para o Museu do Vaticano, é importante planejar o passeio turístico para o museu e visualizar ingressos.
Uma dica para encontrar ingressos de passeios turísticos é acessar o Hellotickets.com.br
2. Separar a documentação para a viagem
Depois de determinado o destino, você já sabe se é uma viagem nacional ou internacional.
Logo, já é possível separar a documentação e determinar o que precisa ser feito, se precisa renovar um documento, tirar visto e outros.
Por exemplo, dependendo da idade do passageiro, precisa de autorização de pais e responsáveis
Outro ponto importante é você se precaver e levar cópias de documentos.
3. Escolher a melhor época para viajar
Na hora de viajar é importante pensar nas atividades que pretende fazer e, como consequência, saber também como vai estar o clima do lugar quando você viajar.
Por isso, pesquise antes por previsões meteorológicas e a estabilidade do clima do local, se terá tempo chuvoso, quente, queda de neve e outras possíveis questões climáticas.
Isso ajuda você a determinar até as roupas que você precisará levar, o que envolve outro tópico importante de se lembrar no seu roteiro de viagens: o que levar na mala.
Lembre-se de levar em sua bagagem apenas o que será realmente necessário para você.
Isso ajuda na economia, já que você não vai precisar levar mais bagagens do que o necessário com um bom planejamento.
Outra interferência da época do ano é no valor da passagem. Por exemplo, em períodos de alta temporada, geralmente coincidindo com as férias das pessoas, as passagens tendem a ficar mais caras.
Por isso, quando se escolhe a época da viagem, você tem maior controle sobre quanto vai pagar em passagens e na hospedagem.
Dica: procure viajar em épocas menos movimentadas, que são no Brasil os meses de janeiro, julho e dezembro, em que as passagens encarecem muito.
4. Definir o tempo de viagem e o orçamento
Um dos pontos mais importantes do planejamento de viagens é saber calcular a quantidade necessária de recursos — tanto financeiros quanto de tempo — para aproveitar suas férias com tranquilidade e economia.
Definir o tempo disponível para fazer a viagem e o orçamento é um ponto importante do seu roteiro de viagem e que você deve prestar muita atenção.
Afinal, para aproveitar uma viagem com tranquilidade e economia, é importante saber exatamente o que você irá gastar.
E, sabendo o tempo de viagem, você planeja os gatos muito melhor.
Para fazer um bom orçamento, lembre de contabilizar o seguinte:
- Hospedagem;
- Passagem de ida e volta;
- Ingressos para passeios;
- Locomoção;
- Alimentação;
- Compras (objetos, roupas, acessórios locais etc);
- Quantidade de pessoas;
- Possíveis imprevistos.
Além disso, em caso de viagens internacionais, verifique o valor da moeda do lugar em relação ao real.
Caso a moeda esteja desvalorizada, você terá uma economia muito maior em relação a um local com uma moeda valorizada.
Dessa forma, lembre-se de avaliar se é melhor comprar a moeda aqui, no Brasil, ou no lugar que vai viajar.
Dica: para não passar do orçamento de viagem previsto, calcule todos os possíveis gastos por cada pessoa e a cada dia. Coloque uma meta diária de gasto para controlar gastos.
5. Fazer um seguro de viagem
Com um seguro seu roteiro fica ainda mais completo e prevenido.
O seguro de viagem serve para lidar com acidentes, extravio de bagagens, roubo de algum pertence de valor, perda de documentos, problemas de saúde e outros problemas que muitas vezes fogem do seu controle.
Por isso, um bom planejamento deve contar com um seguro de viagem, que garante uma maior segurança e tranquilidade para você.