Amsterdam é uma cidade para ser aproveitada com calma. Como tudo é plano, o transporte público excelente e o cenário incrível, vale viver um pouco no clima como os locais, não apenas como turista.
Um dos jeitos de fazer isto é com a comida. É muito comum, por exemplo, você encontrar muitas pessoas fazendo piqueniques nos parques, como o Vondelpark ou ver pessoas fazendo alguma refeição na feira aos sábados. Se você alugar um apartamento então, seu destino será levar uma sacola e ir fazer compras em um dos vários endereços do famoso mercado Albert Heijn.
Relembramos um pouco a vida de quando morávamos lá e levamos as Laranjinhas, Vitória e Giovana, de 7 e 4 anos, para conhecer conosco “nosso mercado e nossa feira semanal”. Sacola nas mãos, fomos ao fazer nossas compras.
Te conto sobre o Albert Heijn, ou AH, é a maior cadeia de supermercados da Holanda. Alguns dizem que também a mais caras, mas com certeza, a mais acessível em localização e horários. Você encontrará várias unidades em Amsterdam, desde as maiores lojas, como a próxima à Dam Square até umas pequenas (e bem porquinhas).
De qualquer forma, como turista, vou te contar o que acho bacana comprar no Albert Heijn. Você encontrará pratos prontos de saladas, saladas de frutas e comidas pré-preparadas. Destas comidas prontas, há muitas opções com temperos asiáticos, então olhe bem para não comprar algo super apimentado! Com as crianças, claro que é um ótimo lugar para comprar frutas, bolachinhas, chocolates, iogurtes e outras coisas fáceis para os passeios. Para os piqueniques, você encontra tudo lá. Tem um tipo de maionese pronta super comum nos lanches holandeses que é o tonijnsalade. Você encontrará potinhos de tonijnsalade, nas geladeiras, junto com manteigas e queijos. Compre pães ou bolachas e prove. É bem gostoso. Para os adultos, há várias cervejas com um preço inacreditável para nós no Brasil.
E para trazer para os amigos e famílias no Brasil, aproveite para comprar os famosos stroopwafels. Hoje você até encontra por aqui, mas este doce é tipicamente holandês e existe há séculos. São duas bolachas finais, em formato de waffle, com uma calda de caramelo firme. Faz o maior sucesso como suvenir! O AH é o lugar mais barato para comprá-los. Leve sua sacola de compras. Se não levar, poderá comprar no caixa.
Acho que passar por um mercado local é sempre uma experiência cultural bacana com as crianças e pode quebrar um bom galho para as guloseimas. Em Nova York também fizemos um post sobre isto.
Outra experiência que eu acho muito bacana em Amsterdam com crianças é ir conhecer a feira orgânica da Noordermarkt aos sábados. Esta feira super tradicional, fica cheia de locais fazendo suas compras, mas também é um ótimo local para comprar frutas orgânicas e fresquinhas. Há também barracas com itens como flores, roupas, bolsas, sapatos e outras coisas bacanas. Esta feira fica na praça da igreja Noorderkerk, apenas aos sábados. Bem no cantinho dela, tomamos uma sopa deliciosa de lentilha, que as Laranjinhas adoraram. Bem perto dela, acontece também outra feira, na Lindengracht. São mais de 200 barracas, em uma mistura da nossa feira de rua com barracas de roupas, sapatos e tudo mais. Comemos um delicioso sanduíche de linguiça alemã, que acabou virando nosso almoço. Esta feira tem quase 1 quilômetro e acontece desde 1894! Ande pela feira e você encontrará algumas pechinchas!
Mas a feira mais famosa da cidade é a Albert Cuyp ou Albert Cuyp Markt. Esta é a maior feira livre da Holanda, com 260 barracas. Você tem a feira tradicional, como as nossas feiras de rua e também muitas barracas de comida e outras tantas de roupas, bolsas, sapatos, bijouterias, souvenirs! Uma infinidade de coisas. Ótimo lugar para comprar coisas bacanas e baratas. Uma das barracas interessantes é a que faz o tal do stroopwafel na hora. Você sentirá o cheiro de longe. Aos sábados, fica muito lotada. Não recomendo com crianças neste dia.
Veja todas as dicas de Série “As Laranjinhas em Amsterdam” clicando aqui. Você vai saber as atrações que mais gostamos, onde comer, como chegamos na cidade e muito mais.
Agradecemos aos parceiros da série “Laranjinhas em Amsterdam”, KLM – Royal Dutch Airlines, Amsterdam Marketing, Hilton Hotéis, Van Gogh Museum, Rijksmuseum, Nemo Science Museum, A´DAM Lookout, Artis Zoo, Muiderslot Castle, Efteling, Restaurante Mazzo, Restaurante Moeders, Restaurante Pancake Bakery
Serviço:
Albert Heijn
Endereço: muitos! O principal fica perto da Dam Square, na Nieuwezijds Voorburgwal 226
Horários: esta unidade, abre diariamente das 08hs às 22hs.
Site: www.ah.nl/winkel/albert-heijn/Amsterdam/Nieuwezijds%20Voorburgwal/1001
Noordermarkt
Endereço: na pracinha da Noorderkerk
Horários: Aos sábados das 09 às 17hs.
Site: www.noordermarkt-amsterdam.nl/en/home-en
Lindengracht markt
Endereço: Lindengracht, no Jordaan
Horários: Aos sábados das 09 às 17hs.
Site: www.iamsterdam.com/en/visiting/what-to-do/shopping/amsterdam-markets/lindengracht-market
Albert Cuyp Markt
Endereço: Albert Cuypstraat
Horários: Só não funciona aos domingos. Nos demais dias, funciona das 09 às 17hs.
Site: www.iamsterdam.com/en/visiting/what-to-do/shopping/amsterdam-markets/albert-cuypmarkt ou albertcuyp-markt.amsterdam/ em holandês.