O “Reichstag” é outro símbolo da cidade. Além de ser o símbolo da reunificação da Alemanha e sede do Parlamento, a sua cúpula de vidro é linda.
O incêndio que o destruiu em 1933 foi atribuído aos nazistas como uma forma de bloquear a democracia e os direitos civis e a cúpula foi então reconstruída em vidro, em 1999, para representar a transparência do parlamento.
Segundo o seu site, este é o parlamento mais visitado do mundo, provavelmente graças a sua cúpula. Ela fornece uma visão 360 graus da cidade e olhando para baixo se vê o parlamento.
As filas para entrar são bem grandes. Tente chegar cedo. As visitas começam às 08:00hs, mas é bom consultar antes porque os horários podem variar conforme a época do ano. A entrada é gratuita.
A bandeira vermelha sobre o Reischtag, de Evgueni Khaldei. (Foto: Evgueni Khaldei/ CORBIS)
Uma história interessante para quem curte fotografia é sobre a famosa imagem dos soldados soviéticos fincando a bandeira com a foice e o martelo no parlamento.
A foto foi tirada por Yevgueni Khaldei e representa a vitória sobre o regime nazista. Acontece que Khaldei confessou depois que a cena foi montada.
Ele mesmo levou a bandeira para frente do parlamento e pediu para um soldado soviético subir no telhado do prédio destruído e posar para a foto.
Há uma história de que ele teria sido questionado sobre a veracidade da imagem em uma entrevista e ele respondeu: “É uma bela imagem, não? Próxima pergunta”.
Lindo e -historicamente -importante post! Sem falar nas imagens… adoro o contraste dourado das construções com esse céu de brigadeiro! 🙂
Continuo curtindo muito seus posts..
Da uma vontade enorme de voltar à Berlin..
As fotos estão perfeitas..
=)
Vc arrasa nas fotos,Marcio.
Parabens!!
parabens fotos lindas!!
Obrigado pessoal!!!
A arquitetura e o céu ajudaram muito!!!
Bjos!!
Realmente hoje em dia seria um otimo local para se conhecer.
parabéns