Os castelos do Vale do Loire são lindos e, alguns deles, com muita história. É o caso do Castelo de Amboise, que fica em cima de uma rocha imensa, foi a última fortaleza medieval da França e o primeiro palácio do Renascimento. O castelo foi incluído na lista de monumentos históricos da França em 1840.
Muitos reis passaram por esse castelo e alguns viveram lá. Um deles que passou bastante tempo no Castelo de Amboise, o rei Francisco I, que revezava sua estadia entre Amboise e o Castelo Real de Blois.
Foi o rei Francisco I que convidou o mestre Leonardo da Vinci para viver na cidade. Foi em Amboise que Leonardo da Vinci inventou muitas coisas pelas quais é reconhecido até hoje. Além de dessas criações incríveis, ele ajudava na organização das festas e eventos do rei. A guia me falou durante a visita ao castelo que foi em uma dessas festas que Leonardo usou pela primeira vez fogos de artifício. Essa foi a primeira vez que os fogos foram vistos na França.
[ytp_video source=”BplyxFmqkLU”]
Dentro do castelo, vá andando pela diversas alas lendo e descobrindo detalhes históricos. Além disso, vale a pena reparar nos móveis e obras de arte.
Depois de conhecer toda a parte interna, não deixe de conhecer a Capela de Saint Hubert onde Leonardo da Vinci está sepultado.
Para saber mais de Leonardo da Vinci, mergulhar em suas invenções e ver onde ele viveu em Amboise, visite o Castelo de Clos-Lucé. O castelo fica a poucos metros do castelo real e dá para ir andando e curtindo o charmoso centro da cidade.
No Castelo Clos-Lucé você pode ver protótipos e maquetes das invenções do gênio da Vinci. Entre as criações, veja uma delas que depois de anos auxiliou a construção dos tanques de guerra. Há também a bicicleta, o para-quedas e muitas outras. Veja no vídeo acima, depois do castelo de Amboise, um pouco do que se pode ver no Clos-Lucé.
Escolha a melhor hora entre as visitas aos castelos para conhecer a Pâtisserie Bigot, ela fica bem em frente a entrada para o castelo. A vitrine da pâtisserie é uma tentação, um convite para provar todos aqueles chocolates. Se você tiver tempo, almoce lá. Tudo o que eu comi estava gostoso. Mas as estrelas da Pâtisserie Bigot são as sobremesas, principalmente as de chocolate como a bomba.
A Bigot funciona a mais de 100 anos na mesma esquina pela mesma família e reitero que é uma visita obrigatória para os amantes de chocolate. Passa lá e me conta o que você achou.
Depois de um dia intenso com muita informação e história, minha dica de hospedagem é um hotel que também tem muita história, o Oceania l’Univers em Tours. O hotel é um clássico na cidade, fica em frente a prefeitura e celebridades, reis e pessoas muito importantes já se hospedaram por lá. Não é exagero não! O hotel tem tanto orgulho desses hóspedes ilustres que deixa uma lista com o nome deles em cima do piano ao lado da recepção e no salão em frente aos elevadores tem uma grande pintura que retrata cada um deles. Não deixe de ver o filme acima até o final.
A suíte que eu fiquei foi reformada recentemente. Tudo estava bem novo e com decoração e design moderno, o que contrasta com a sobriedade do hotel super tradicional.
Não deixe de ver nossas outras dicas dessa região da França.
É possível se hospedar em um castelo na França
Château Royal de Blois, a casa de reis e rainhas da França
O lindo Castelo de Cheverny é visita obrigatória no Vale do Loire
Chambord, visite o castelo mais imponente do Vale do Loire
5 Motivos para conhecer o Castelo de Valençay
O belo castelo Chaumont Sur Loire
O castelo Chanonceau, o mais lindo do Vale do Loire
Marcio viajou a convite da Air France e do Atout France