Pedimos umas dicas para nossa pediatra antes das férias com as crianças para viajarmos com mais tranquilidade. Todo mundo sabe que viajar com as crianças é bom demais! Não importa o destino, nem a duração da viagem! As crianças guardarão uma deliciosa lembrança dos momentos junto a família e amigos.
Mas para que tudo corra bem, além do planejamento da viagem, uma programação para evitar aborrecimentos com os pequenos é fundamental.
Seja qual for a idade do seu filho vale a pena conferir algumas dicas da pediatra Patrícia Tarifa Loureiro:
AGENDE UMA CONSULTA COM O PEDIATRA E DENTISTA, com 1 a 2 meses de antecedência. Conte para seu pediatra para onde vocês vão viajar. Alguns destinos exigem cuidados especiais.
Neste momento é importante checar se a carteirinha de vacinação está atualizada.
Solicite uma lista de medicamentos indicados para a criança, priorizando antitérmico, antialérgico, medicamentos para vômitos, antissépticos, pomada para picadas, curativos adesivados, repelente e protetor solar.
Confirme com o dentista se está tudo bem com a saúde bucal para evitar uma dor de dente desagradável durante a viagem. Isso vale para os adultos também!
Segurança no transporte das crianças
A criança deve se sentar em assentos adequados para a idade e o tamanho, para os bebês menores de 2 anos e com menos de 10 kg, pesquise se é possível reservar berço se for viajar de avião, cintos de segurança sempre afivelados não importa o meio de transporte. Isso vale até para os carrinhos ao passear com bebês e crianças menores. Sempre é bom reforçar.
Faça um “pente fino” no local de hospedagem. Cuidado especial a tomadas, objetos pontiagudos, produtos de limpeza e higiene. Torne o ambiente seguro para a criança e tranquilo para o adulto.
Piscina, mar, lago, cachoeira devem ser locais de marcação cerrada! Cuidado com a distração do celular.
Dicas de alimentação para viajar com as crianças
Lembre-se de levar lanchinhos leves durante a viagem. Não se esqueça da água. Evite viajar de estômago vazio pois pode intensificar náuseas e vômitos. Hidratação SEMPRE, não importa se vai para lugar quente ou frio.
Procure manter uma rotina que os pequenos estão acostumados e garanta uma viagem mais tranquila.
Durante a decolagem e aterrissagem pode haver um desconforto nos ouvidos: ofereça o peito, mamadeira, chupeta aos bebês e algo para mastigar aos maiorzinhos.
Kit emergência: não se esqueça de carregar dentro do avião e mesmo no ônibus/carro uma bolsinha com medicamentos que poderão ser necessários durante a viagem
Plano de saúde e Seguro Viagem: verificar a cobertura de ambos e localizar hospital mais próximo ao destino.
Agora é só curtir!
Boa Viagem!
Dra Patricia Tarifa Loureiro
e-mail – [email protected]
Médica pediatra
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
[…] fique tranquilo. A seguir, vou contar um pouco sobre ele e dar 4 razões para você fazer esse belo passeio com as crianças. […]