HomeEuropa e DemaisSuiçaEstudantes não europeus podem trabalhar na Suíça e ficar no país após...

Estudantes não europeus podem trabalhar na Suíça e ficar no país após terminar o curso.

Em nova decisção, governo autoriza estudantes não europeus podem trabalhar na Suíça e ficar no país após terminar o curso.

A Suíça abriu suas portas para graduados universitários de países não pertencentes à União Europeia. Agora, aqueles que se formarem em universidades suíças poderão permanecer e trabalhar no país, mesmo que sejam de um país terceiro. Essa decisão foi aprovada pelo Conselho de Estados, a casa alta do Parlamento suíço segundo site The Local.

Antes dessa mudança, os estudantes que não são europeus tinham que retornar aos seus países de origem após concluir seus estudos. No entanto, agora, os estudantes estrangeiros que se formarem em áreas onde há escassez de profissionais qualificados poderão permanecer na Suíça.

Uma nova oportunidade para estudantes estrangeiros

A proposta de permitir que estudantes estrangeiros permaneçam e trabalhem na Suíça após a graduação foi aprovada pelo Conselho Nacional em março, com 135 votos a favor e 51 votos contra. Agora, o Conselho de Estados também deu seu aval, mesmo enfrentando objeções de alguns parlamentares.

A nova regra se aplica a estudantes de países de fora da Europa que concluírem seus estudos em universidades suíças e se formarem em áreas onde há escassez de profissionais qualificados. Anteriormente, mesmo após estudarem na Suíça, eles eram obrigados a retornar a seus países de origem.

Uma mudança necessária

Um dos principais argumentos para a implementação dessa mudança é o fato de que a Suíça investe na formação desses estrangeiros, mas não obtém retorno caso eles tenham que deixar o país. Segundo o deputado Andri Silberschmidt, a regulamentação atual, que impõe cotas estritas para a contratação de nacionais de países terceiros, não faz mais sentido.

Além disso, Silberschmidt ressaltou que os graduados que estudaram na Suíça, independentemente de sua nacionalidade, geralmente estão bem integrados e possuem empregos bem remunerados. Dessa forma, a relaxação das regras é justificada, especialmente considerando a escassez de profissionais qualificados no país.

Um passo adiante

Inicialmente, o governo suíço pretendia que a reforma beneficiasse apenas detentores de mestrado ou doutorado em áreas com escassez de profissionais. No entanto, os deputados decidiram estender essa oportunidade para todos os graduados de nível terciário.

“Todo o nível terciário possui especialistas competentes que precisamos”, afirmou o deputado Marco Romano.

Opiniões divergentes

Enquanto a maioria dos parlamentares apoiou a proposta, o Partido Popular Suíço de direita (SVP) votou contra, argumentando que essa extensão de imigração viola a constituição suíça.

Apesar das divergências de opinião, a nova regulamentação representa uma grande oportunidade para estudantes estrangeiros que desejam construir suas carreiras na Suíça. Com a permissão de permanecer e trabalhar após a graduação, eles podem contribuir para o desenvolvimento e preencher a escassez de profissionais qualificados no país.

Quer saber mais de como estudar na Suíça? Quer mais máterias sobre isso, comenta ai!
Me segue no Instagram e no YouTube!

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares