Após críticas, Frontier Airlines nega venda de assentos vazios! Assim como muitas empresas afetadas pelo coronavirus, a companhia aérea Frontier Airlines também tentou encontrar caminhos alternativos para seus negócios.
Durante a pandemia, portanto, a empresa tentou oferecer aos passageiros ofertas de assentos vazios do meio das aeronaves.
Os locais, que não serão ocupados para respeitar o distanciamento social entre os passageiros, estavam sendo vendidos como mais espaço para pessoas que já tinham passagem por 39 dólares extras, ou mais.
Porém, é claro que a polêmica foi grande.
O posicionamento da empresa
A Frontier Airlines encerrou a oferta de vendas após várias críticas, inclusive feitas pelo congresso dos EUA. Assim, o CEO da empresa, Barry Biffle:
- Afirmou que desde a última sexta-feira (08), a empresa rescindiu esta política de preços e a nova oferta;
- Além disto, ele continua aparecendo da mídia para assegurar que a companhia nunca teve a intenção de lucrar com a segurança dos passageiros;
- Assim, a iniciativa por mais espaço que a Frontier Airlines estava oferecendo acabou sendo deixada de lado.
Levando em consideração o panorama atual em todo o mundo, faz sentido que esta iniciativa tenha sido pesadamente criticada. As reações mais enérgicas, inclusive, vieram das redes sociais, com várias postagens relacionando o interesse financeiro da companhia acima da saúde das pessoas.
Jogada de marketing mal sucedida
Algo que acaba sendo prejudicial, sobretudo nas ações da companhia, é o clima de incerteza que o coronavírus deixa com relação ao futuro. Portanto, o CEO da companhia fez uma série de esforços para amenizar a situação, tais como:
- Ressaltar todas as ações da Frontier Airlines com relação a limpeza das aeronaves e demais medidas para preservar a saúde dos passageiros;
- Levar a cabo todos os esforços para que seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde quando a companhia volte com suas operações;
- Reorganizar suas estratégias financeiras, levando em consideração as demandas do mercado e tentando manter suas contas em dia por meio de um empréstimo.
O fato é que toda a indústria de aviação, no mundo inteiro, está tendo que se readequar diante do atual quadro do coronavírus. De qualquer forma, ainda há perspectivas positivas para quando a pandemia passar e o transporte aéreo for retomado.
Perspectivas para a Frontier Airlines
De acordo com Biffle, mesmo com a crise a expectativa da companhia é de que seus números fechem de forma estável no final do ano. Apesar de não acreditar no aumento de 20% que foi projeto inicialmente, sua expectativa é de que, a médio prazo, seja possível atender a pelo menos 10 mil passageiros por dia. Desta forma, é um progresso significativo comparado a projeção atual de cerca de 3 mil pessoas.
Mesmo com o quadro de isolamento mundial, aos poucos as companhias aéreas de todo o mundo começam a ver pequenos progressos. Portanto, projeções mostram que frotas possam ser usadas novamente em sua totalidade e destinos sejam visitados no futuro. Seja como for, por hora a situação não deve mudar muito drasticamente. Assim sendo, a decisão da Frontier Arilines de voltar atrás com sua proposta de venda de assentos foi bastante acertada.
Se gostou dessa notícia, veja nossas dicas para viagens aos Estados Unidos.