O Furacão Irma, que está se dirigindo para o Caribe e o sul dos Estados Unidos, ganhou força e atingiu a categoria 5, a mais forte na escala de medidas Saffir-Simpson.
É de se esperar forte ressaca e condições marítimas perigosas na costa norte-americana já esta semana, então esteja preparado antes mesmo do Furacão chegar.
O Centro de Furacões espera que o Irma chegue ao sul da Flórida no final de semana, entre sexta-feira a noite e segunda, trazendo grandes ventos e muita chuva, de acordo com o National Weather Service dos Estados Unidos.
Para as pessoas em áreas afetas o primeiro e mais importante ponto é manter a calma e seguir as instruções do Centro de Furacões.
Se uma tempestade bater, todas as casa devem ter um estoque para pelo menos três dias, e esse é o momento de se preparar.
As principais orientações são:
- Estocar água.
- Deixar sacos grandes de gelo no freezer / congelar água potável em containers limpos.
- Kit de Emergência / Medicação necessária para até um mês.
- Pilhas e lanternas.
- Alimentos não perecíveis.
- Carvão para churrasqueira para cozinhar caso acabe a eletricidade ou o gás.
- Manter o tanque de gasolina do carro cheio.
Segurança por números:
- 4 horas: o tempo que a geladeira permanece fria após a falta de luz
- 24 horas: o tempo que um freezer meio-cheio mantém a sua temperatura.
- 48 horas: o tempo que um freezer cheio mantém sua temperatura.
- 40 degrees (5 graus ou menos): a temperatura que um item de freezer deve estar para ser re-congelada. Se ainda tiver pedacinhos de gelo, ainda está na temperatura certa.
Dicas:
- Não experimente uma comida para ver se está estragada.
- Compre os alimentos frescos alguns dias antes.
- Mantenha as portas da geladeira e do freezer fechadas sempre.
No Caribe, deve passar forte e em Orlando, caso não mude a rota, podemos esperar muita chuva e ventos. Parece que, atrás dele está se formando outra tempestade tropical, José, porém de menor intensidade e deverá seguir o mesmo caminho da Irma.
Muito provavelmente quem está com vôos para chegar nos próximos dias que façam pouso ou conexão entre Caribe e Sul da Flórida, devem receber comunicado deles sobre possíveis alterações de datas.
Como a maioria das casas usa energia elétrica para praticamente tudo, dependendo da intensidade, eles cortam a luz e a água.
Agora é só manter a calma e acompanhar.