Saiu o ranking das melhores cidades para viver do The Economist 2023 que examina a qualidade de vida nas principais cidades ao redor do mundo. Zurique e Genebra permanecem no top 10, mas caíram ligeiramente no ranking desse ano.
O Índice Global de Qualidade de Vida de 2023 (Global Liveability Index 2023), publicado pela The Economist Intelligence Unit (EIU), a divisão de pesquisa e análise do Grupo Economist, revela uma situação estável para as 10 melhores cidades para se viver.
As cidades consideradas as melhores para se viver globalmente permanecem as mesmas que em 2022. No entanto, as cidades suíças Zurique e Genebra caíram no ranking. Neste ano, Zurique está em sexto lugar e Genebra está uma posição atrás, em sétimo lugar.
Em 2022, Zurique ocupou a terceira posição no índice do Economist e Genebra estava em sexto lugar.
Viena continua no topo em 2023. A capital austríaca mantém essa posição consistentemente nos últimos anos, exceto em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Copenhague, na Dinamarca, e Melbourne, na Austrália, ficaram em segundo e terceiro lugares no pódio, respectivamente.
O índice de 2023 inclui 173 cidades, um aumento em relação às 140 cidades de 2022. Cada cidade recebe uma pontuação em mais de 30 fatores em cinco categorias principais: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. Cada fator em uma cidade é classificado como aceitável, tolerável, desconfortável, indesejável ou intolerável.
Mas e aí, Zurique e Genebra estão um pouco piores para viver?
Não necessariamente!
Do lado positivo, ambas as cidades são — além de Viena, que conquistou o primeiro lugar — as únicas duas cidades europeias na lista dos dez primeiros colocados.
Isso é bastante bom, considerando que mais de 170 estavam na disputa.
Além disso, se você examinar cada categoria separadamente, verá que elas receberam altas pontuações — em algumas categorias mais do que em outras.
Onde as duas cidades se destacaram?
Tanto Zurique quanto Genebra receberam 100 pontos (o máximo) nas categorias de saúde e educação.
Isso significa que os residentes têm acesso fácil a serviços de saúde de alta qualidade e equitativos, além de oportunidades educacionais.
As pontuações nas outras categorias também são altas e quase as mesmas para ambas as cidades: 95 para estabilidade e 96,4 para infraestrutura. A única diferença está na cultura e no meio ambiente: Zurique recebeu 96,3 pontos e Genebra, 94,9.
Por que essas cidades receberam pontuações mais baixas este ano do que no ano passado?
Curiosamente, elas não receberam.
Elas obtiveram o mesmo número em todas as categorias este ano, assim como em 2022, e na verdade se saíram um pouco melhor na categoria de educação.
Portanto, essencialmente, nada mudou (pelo menos não para pior) para os residentes de ambas as cidades — eles ainda podem desfrutar dos mesmos serviços de alto padrão como antes.
A razão para a queda é que outras cidades da lista, que estavam classificadas abaixo em 2022, subiram na pesquisa deste ano.
Por exemplo, Melbourne e Sydney, que dividiram a 10ª posição no ano passado, subiram para o terceiro e quarto lugares em 2023, desbancando Zurique e Genebra no processo.
Então você poderia dizer que o ganho da Austrália é a perda da Suíça — por assim dizer.
Veja mais sobre o salário mínimo na Suíça aqui.
Em quais outras áreas as cidades da Suíça superam as outras?
Isso depende muito de um estudo e das categorias avaliadas em cada pesquisa.
Como exemplo, Zurique e Genebra consistentemente ocupam posições entre as cidades mais caras da Europa, incluindo no índice de Custo de Vida de 2022 da Economic Intelligence Unit.
No entanto, nem tudo é ruim nas botícias desse ranking das melhores cidades para viver.
As duas também estão entre as cidades que oferecem aos seus residentes a mais alta qualidade de vida.
Mas outras cidades suíças também estão recebendo o reconhecimento que merecem.
A capital de Vaud, Lausanne, por exemplo, foi votada como “a melhor pequena cidade do mundo”, mesmo que não seja tão pequena de acordo com os padrões suíços.
Quer saber mais sobre a Suíça? Quer mais máterias sobre isso, comenta ai!
Me segue no Instagram e no YouTube!
Agora que te contamos sobre as melhores cidades para viver, veja nosso roteiro de 1 dia em Genebra que tem muitas dicas!
E se precisar nos mande comentário que te ajudamos.
Veja mais sobre a Suíça aqui!
Emprego na Suíça, nosso guia te ajuda a descobrir onde conseguir um trabalho.
Oito dicas de viagem para a Suíça – como se preparar para visitar o país
Capital da Suíça: o que fazer em Berna
Salário mínimo na Suíça: você não vai acreditar quanto é!
Como se preparar para o clima na Suíça
Como abrir uma conta na Suíça mesmo morando fora do país
Afinal de contas, Qual idioma Oficial da Suíça?
Como morar na Suíça?
Melhores lugares para visitar na Suíça
O que fazer nos Alpes Suíços
Genebra
Roteiro de 1 dia em Genebra, veja o que fazer na cidade.
O que fazer em Genebra?
VAGAS
Veja essas vagas de emprego na França! São mais de 100.00 vagas no setor do Turismo
Vagas em fintechs no exterior: empresa abre oportunidades para brasileiros