Mudar para Suíça tem suas muitas vantagens, segurança, educação e estabilidade, para citar apenas algumas, mas a Suíça pode ser um lugar complicado para os imigrantes se adaptarem. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se sentir como um local, em vez de apenas um visitante e se adaptar bem.
Aprenda o idioma de onde vai morar
Primeiro o que é mais importante: não importa em qual parte da Suíça você esteja, a maneira de conquistar o coração (super reservado) dos suíços é através do idioma.
Não é segredo que os imigrantes que se esforçam para se adaptar são mais prontamente acolhidos e aceitos pelos locais.
Enquanto aqueles que vivem em cidades maiores, como Zurique, Genebra (nem tanto) ou Basileia, podem ter mais facilidade em encontrar pessoas dispostas a falar com eles em inglês, depois de um tempo, o óbvio se torna inevitável: se o seu objetivo é se sentir em casa na Suíça, é melhor aprender um (ou mais) dos seus quatro idiomas oficiais para superar a lacuna cultural.
Portanto, se você deixou seu país de origem com um conhecimento básico do idioma local ou se encontra tendo que começar do zero, a maneira mais fácil de aprender é se inscrever em aulas de idiomas – e, se você tiver recursos financeiros, aulas particulares personalizadas farão com que você fale o idioma de sua escolha rapidamente!
Mudar para Suíça – Viva pequenas aventuras
Uma das maneiras mais fáceis de combater a solidão e se sentir mais confortável em seu país anfitrião é sair e explorar as redondezas.
Converse com os moradores locais, colegas e colegas de classe e faça uma lista de alguns lugares em sua área que você gostaria de visitar. Shoppings, cafés locais, mercados, museus e pontos históricos são um bom ponto de partida.
Dica profissional: às vezes, a melhor maneira de se familiarizar com um novo ambiente é se perder nele primeiro. Que tal fazer um passeio fora do caminho da rotina normal em sua nova cidade?
Faça uma pausa e entenda também sobre o salário mínimo na Suíça.
Voluntarie-se e envolva-se na comunidade
O trabalho voluntário pode ser uma experiência muito gratificante para imigrantes que desejam se integrar em uma comunidade, aprender novas habilidades, contribuir para seu novo local de residência e conhecer outros estrangeiros e moradores locais. Se você gosta de animais, gosta de ensinar inglês ou deseja avançar em sua carreira voluntariando-se em uma grande organização, a Suíça oferece oportunidades para todos!
Visite o Swiss Volunteers ou o SCI Schweiz para encontrar eventos voluntários próximos à sua área e dê o primeiro passo para diminuir a distância entre turistas e moradores.
Tenha um hobby social que combine com seus interesses
Mesmo que seu objetivo não seja conhecer novas pessoas imediatamente, existem muitas atividades que você pode realizar para sair de casa e abraçar a cultura local.
Participe de aulas de culinária para aprender a preparar pratos nacionais deliciosos (sim, eles vão além do fondue e da raclette!), participe de eventos de um clube do livro próximo e mergulhe na literatura suíça (há muito mais do que apenas “A Família Robinson Suíça”) ou encontre um parceiro local para fazer trilhas que talvez compartilhe algumas dicas exclusivas, afinal, se há alguém que conhece o lugar para onde você se mudou, são as pessoas que vivem lá.
Pratique exercícios gratuitamente
Fazer exercícios não apenas ajuda você a se sentir bem consigo mesmo e aumentar seus níveis de endorfina (yay!), mas também lhe dá a oportunidade de se conectar com pessoas com interesses semelhantes que podem até morar na mesma vizinhança.
Agora, há um equívoco comum de que o ponto de partida natural é a academia ou clube esportivo mais próximo, e embora se matricular em uma academia seja uma excelente maneira de se conectar com outros amantes de esportes, existem inúmeras maneiras de se manter em forma sem gastar muito dinheiro.
Afinal, a Suíça é um paraíso para os caminhantes, e é tão comum conhecer pessoas enquanto desfruta das belas montanhas dos Alpes – seja em uma caminhada, em uma trilha ou durante uma corrida casual, assim como suar na sua academia local.
Conecte-se
Existem, sem dúvida, muitas desvantagens que vêm com a tecnologia moderna, mas se você se encontrar em um novo ambiente, fazer login nas redes sociais pode não ser a pior ideia.
Junte-se a um grupo comunitário local no Facebook para ficar por dentro dos próximos eventos ou clubes em sua área, ou use o Instagram a seu favor e compartilhe seu passatempo favorito com outros entusiastas.
E enquanto estiver por aí, por que não conferir o mural de avisos do seu shopping local? Você nunca sabe o que pode encontrar!
Entre no nosso grupo de Brasileiros em Genebra!
Adote um bicho! Um companheiro nessa jornada.
Os cães, sem dúvida, merecem o título de “melhor amigo do homem”: eles são leais, inteligentes, afetuosos e podem melhorar nossa saúde mental e física. Além de fornecer companheirismo aos seus proprietários (um grande benefício ao se mudar para um novo país), os cães também podem ajudar a criar amizades entre seres humanos e oferecer apoio social.
Para aqueles que não têm condições de ter seu próprio cachorro, considere passear com cães e você se encontrará esbarrando com vizinhos e outros passeadores de cães regularmente!
E por último, dê a si mesmo tempo e seja paciente. Mudar para Suíça não é uma tarefa fácil, então lembre-se de se dar crédito por dar um salto tão grande!
Gostou do post sobre Mudar para Suíça?
Pretende Mudar para Suíça? Quer dicas de vagas de trabalho? Entre no nosso Grupo onde postamos mais oportunidades e passe sempre por aqui.
Quer mais máterias sobre trabalho na Suíça, comenta ai!
Me segue no Instagram e no YouTube!
Veja também!
9 coisas mais baratas de comprar na Suíça
Como é a Festa da Música em Genebra
As cidades mais caras do mundo para morar. Atualizado!
Imagens dos voluntários do Post – Depositphotos