Pais que frequentarem museus em São Paulo com seus filhos pequenos terão à disposição trocadores no banheiro masculino. Notícias como essas nos enchem de alegria. Desde 2013 quando lançamos o Manifesto de um Pai que Participa, vemos alguns avanços importantes como este. Alguns restaurantes e muitos shoppings melhoraram muito o tratamento aos pais que frequentam esses estabelecimentos com bebês e filhos pequenos. O aeroporto de Guarulhos aqui em São Paulo, também mantém banheiros familiares.
Pais, como eu, estão cada vez mais engajados e preocupados com a criação e educação dos filhos. Fazemos o que for preciso: trocamos fralda, damos banho, colocamos para dormir, levamos para passear, entre outros cuidados com os pequenos. Nós participamos! Isto é bacana para nós pais que ficamos mais próximos aos nossos filhos e filhas, para as crianças que tem este convívio aumentado e crescem compreendendo que lugar de homem, sim, pode ser também trocando fraldas e para as mães que podem ser um pouco menos “super mulheres”!
Nesse cenário, a sociedade e os estabelecimentos precisam estar preparados para nos ajudar a exercer nossas funções.
A boa notícia é que os Museus Catavento, Casa das Rosas, Pinacoteca e Estação Pinacoteca, MIS e Museu da Casa Brasileira, instituições da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que recebem centenas de famílias semanalmente, disponibilizam também nos banheiros masculinos, trocadores de fraldas para que os homens também possam trocar seus filhos pequenos, a exemplo das mães, que já contam com esse benefício no espaço.
Esperamos saber de mais e mais lugares como esses museus que adoramos! Que todos pensem nos pais também!
Lembrando que toda quinta-feira postamos uma agenda com os melhores programas para fazer com os pequenos em São Paulo.
Com informações da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.