Fizemos um passeio para conhecer duas atrações muitos diferentes no Deserto do Atacama, os Ojos del Salar e a Laguna Cejar.
Saímos cedo, depois de um café da manhã reforçado no Tierra e fomos direto para os Ojos del Salar, dois buracos enormes mais ou menos do mesmo tamanho que parecem dois olhos, por isso o nome Ojos del Salar ou seja Olhos do Salar.
Diferente de outras lagoas da região, os Ojos del Salar tem água doce e, como o nosso guia nos contou, provavelmente foi formado por uma enorme pressão da água do subsolo em um solo pouco resistente milhares de anos atrás.
Não entramos na água, estava muito gelada e mesmo sabendo nadar, a profundidade e a pouca estrutura para entrar e sair em uma das lagoas onde é permitido o mergulho não nos encorajaram.
Aproveitamos para fazer muitas fotos. A paisagem é realmente espetacular e única. Lagoas no meio do deserto mais árido do mundo, o Deserto do Atacama.
Saímos de lá e fomos para uma outra lagoa, a Laguna Cejar, que tem uma característica muito especial existente em pouquíssimos lugares no mundo.
Chegamos na Laguna Cejar, que não verdade são três lagoas, uma chamada de Laguna Cejar, a Laguna Baltinache e a Laguna Piedra, que é a única onde o banho é permitido.
Não é a coisa mais agradável do mundo entrar na Laguna Piedra. A água é fria, o chão, até chegar na nas lagoas que ficam cerca de 200 metros da entrada, é de pedras de sal, venta bastante e o pior: a água tem alta concentração de sal. Justamente esta contração é que diferencia essas lagoas, pois ela não permite que os banhistas afundem.
Os turistas que conhecem o Mar Morto fazem uma comparação imediata. Quando nós fomos, havia poucos corajosos na água. A Vitória ficou na dúvida, achou que estava frio mas depois de alguns minutos tomou coragem e entrou.
Ficou pouco tempo, viu como o sal “segura” o corpo na superfície e logo saiu incomodada com o efeito do sal na pele. Mesmo sem mergulhar a cabeça. Aliás essa é uma recomendação, nada de colocar os olhos nem o nariz na água.
Mas como a concentração de sal é muito alta, a Vitória sentiu arder e coçar a pele. Saiu correndo. Os chuveiros de água doce ficam na entrada e acaba sendo uma caminhada longa quando a pele está ardendo. O passeio todo é muito interessante e acabou propositalmente na hora do pôr do sol do Deserto do Atacama.
O pessoal do Tierra prepara uma mesa com frios, petiscos, suco, cerveja e vinho chileno para os hóspedes contemplarem o espetáculo do final do dia nas lindas lagoas cercadas de montanhas e vulcões.
Este por do sol do Deserto do Atacama entrou para a minha lista de um dos mais lindos que já vi na vida. Emoldurado pelas lagoas e pelos vulcões do outro lado, as cores foram incríveis! Precisávamos voltar para o hotel, mas queríamos aproveitar até o último minuto daquele céu que parecia pegar fogo.
Se fizer o passeio, tente pegar o por do sol por lá.
São Muitas Vantagens:
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Viajamos para o Chile com apoio do Tierra Atacama, GTA Assist, Hotel Antumalal e Marcio vestiu No Age.
Ajudamos você com sua Viagem!
O hotel que você está procurando está no Booking
Alugue seu carro em 10x no Brasil sem o IOF de 6,38%
Se estiver pensando em Resort, o Zarpo tem os melhores preços
Não viaje sem seguro, faça o seu agora! Clique aqui.
Compre seu ingresso da Disney, da Universal e do Sea World aqui
Seu ingresso da Broadway, do Cirque du Soleil e City Pass, você encontra aqui