Sou pai de duas princesas. A Vitória de 5 anos e a Giovana de 2 anoa. Desde os primeiros minutos de vida delas eu procuro participar de tudo. Lembrando bem, antes mesmo delas nascerem eu já participava, fui em todas as consultas e exames que foram necessários.
As pequenas nasceram e logo foram para estrada comigo. Viajamos muito, afinal, esse é meu trabalho: viajar para dar dicas de viagem com crianças aqui no blog. E foi participando intensamente da vida delas que logo criei coragem e comecei a viajar sozinho com a Vitória. Claro, que começamos de leve, conhecemos muitos resorts que tem a estrutura que precisamos.
Mas logo percebi que tem um momento nessas deliciosas viagens que me incomoda. Visualize esta situação: você está todo empolgado para viajar, chegou no aeroporto e tá começando a aproveitar aqueles bons momentos pai-e-filha. Chega uma hora que ela pede para ir ao banheiro. Ela é menina. Você é menino. Ela ainda não sabe ir ao banheiro sozinha. Você tem que acompanhá-la. A não ser que queira ser preso por atentado ao pudor, o banheiro feminino está fora de cogitação. O jeito é levar a sua pequena, toda delicada, ao banheiro masculino. E é aqui, meus amigos, que a coisa complica.
É claro e inevitável que apareçam as perguntas do tipo: “Pai, porque essas privadas na parede?”. Isso é o de menos. É até divertido. O problema mesmo é a limpeza. Tem lugar que é horrível e já segurei minha filha no alto para ela fazer seu xixi algumas vezes.
E é por estar cansado desta situação, que aproveito meu blog, que tantos pais visitam, para pedir banheiros familiares e fraldários em banheiros masculinos.
Pense bem, os tempos mudaram. Pais levam as filhas no banheiro, papais sabem trocar fralda, passeiam e viajam com seus filhos.
Mas, somos obrigados a levar nossas pequenas ao banheiro masculino por falta de opção. E para quem passeia com suas bebês é a mesmo coisa! Tá na hora de acabar com essa coisa de só ter fraldários nos recintos femininos. Precisamos de um lugar para ajeitar nossas filhotas sem constrangimento e com higiene.
Existem ótimos exemplos em shoppings de São Paulo, que outros estabelecimentos podem e devem seguir.
Se você é pai ou mãe e concorda com isso, compartilhe, tuite, curta, mande para os amigos, conte para aquele seu colega jornalista, poste o selo no seu blog (pegue o código do selo na capa do blog). Só dessa forma vamos ser ouvidos! Valeu!
Blogueiro, apoie nosso manifesto colocando o logo do seu blog no selo abaixo e colando no seu blog.
Grande Marcio,
Bela iniciativa apoiado!!
Ou banheiro familiares como nos EUA tb seria uma boa.
Me metendo por algo que será minha realidade breve, mas será um menino 😉
@Gusbelli
Valeu Gustavo!!
A idéia é essa mesmo. Aqueles banheiros familiares dos EUA já existem em alguns lugares aqui em São Paulo, mas precisamos de muito mais.
Ah, quando a mãe leva o menino acho que é mais tranquilo, mas o banheiro familiar ainda é a melhor opção.
Que legal, curte muito a gravidez também!!
Abração!!!
Excelente! Estou terminando um post sobre o mesmo assunto! Acho indispensável! Porquê só as mães levam os filhos ao banheiro? O banheiro familiar é algo tão fácil e tão útil! Parabéns pela iniciativa!
Campanha apoiadíssima e o selo já está no blog:
https://vouviajar.blogspot.com
Parabéns pela iniciativa!
Valeu Lú!!!
Super apoiado! Já socorri um pai que estava constrangido de entrar com a filha no banheiro masculino do shopping, mas imagino como ele ficou aflito ao confiar a garotinha dele à uma estranha. Ótima iniciativa. Parabéns.
Oi Elaine, Valeu!!!! Obrigadão!
Muito boa sua iniciativa .
Tambem sou pai de uma menina e como você , sou e sempre fui participativo em todas as fases da vida dela .
E sempre senti necessidades desses banheiros quando saia com ela.
Parabens
Pois é morro em Vitória-ES, aqui nos shoppings existem sim banheiro família, mas os pais não podem entrar com os filhos, achei um absurdo e olha que o meu marido queria entrar com nossos dois meninos, pois o banheiro masculino fica muito longe eles tiveram que entrar sozinhos, no dia até fizermos uma notificação com o shopping.
Acho ótimo estes banheiros familiares. Eu enfrento o problema do outro lado. Sou mãe, e tenho um menino. Depois de determinada idade é constrangedor entrar com ele no banheiro feminino, mas não gosto nem um pouco da ideia de deixar ele sozinho em um lugar publico (ouve-se muitas histórias). Aqui no Rio já tem alguns banheiros familiares. Muito melhor para todos os membros da familia! Parabéns pela iniciativa. Todos os lugares públicos deveriam ter banheiro família!
Olá Márcio, Lembro bem que qdo meu ex-marido saia com nossa filha ainda pequena, sempre reclamava dessa dificuldade!!!
Parabéns pela iniciativa!
Márcio, excelente iniciativa! Não tenho conseguido visitar muito os blogs amigos, mas hoje dei uma passadinha, li sobre a campanha e já coloquei o selo no Blogdati. Super apoio a ideia. Meu marido passa por apuros quando sai com os meninos (#aos5 e #aos8meses) e sei que a vida dele e de muitos outros pais seria mais fácil com mais apoio. Abraços!
Valeu!!! que bom que gostou! Com tanto apoio, pelo menos mais gente vai pensar sobre o assunto.
Bjo!!
Também acho um absurdo só ter fraldário em banheiro feminino… como se só as mães cuidassem dos filhos. Eu nunca tinha ouvido desses banheiros familiares, mas achei interessantíssima a proposta. Parabéns pela iniciativa!
Your article Manifesto de um pai que participa! write very well, thank you share!
Fantástico! Sou pai da Malu e sempre que saímos seja onde for, sofremos com isto!
Já adicionei ao meu blog! Muito legal a iniciativa!!
Abs
Gostaria de obter sua autorização para fazer um post sobre o manifesto no blog, temos uma área de boas iniciativas e adoramos a sua.
Bárbara,
Claro que pode quanto mais gente falando sobre isso melhor.
Me diga se precisa de alguma coisa.
Bjo!
Marcio
Fiz um post, vê se gosta, qq avisa!!
Abs
https://www.indiretasmaternas.com.br/gente-que-inspira/gente-importa-paternidade-ativa/
Adorei Bárbara, quando precisar da opinião de um pai ou de dicas de viagem é só falar! Bjão Valeu!!
Marcio