A China é um destino exótico e que muita gente tem o sonho em conhecer. Porém, muitas famílias ainda tem o receio de viajar para lá com crianças. Já demos algumas provas aqui que muitos destinos turísticos tem atrações para todas as idades, e a China não é diferente. Uma das cidades mais visitadas na República Popular é Beijing. Hoje as dicas vão para quem quer conhecer a cidade com as crianças. Anote as dicas para curtir Pequim com crianças.
Parque olímpico e cubo d’água
Não há dúvidas de que as mais famosas obras dos jogos olímpicos impressionam qualquer adulto pelas suas dimensões e beleza, mas poucos sabem que o cubo d’água se tornou, depois do fim dos jogos, uma atração que as crianças adoram: um imenso parque aquático. As atrações são as mais variadas – quem quiser dar uma olhada no site, tem tudo bem detalhado – e é de deixar os olhos de qualquer criança brilhando.
Onde: Parque Olímpico de Pequim. O acesso é fácil pela estação de metrô “Olimpic Park”.
Quanto: Adultos: 200RMB e crianças (de 1.2m a 1.4m): 160RMB
Horários: 10:00 às 21:30
Muralha da China
Como ir na China e não visitar um dos resquícios da Grande Muralha?! Mas, como ir com crianças?
Os pequeninos que tiverem a oportunidade de visitar podem até não entender onde estão e o que estão fazendo lá, mas a visita pode se tornar bem interessante se for “casada” com um museu que conta a história da muralha de uma forma bem interativa.
Há alguns pontos de visitação da grande muralha em que existem museus que contam a história do monumento, as dinastia dos reis chineses, o porquê dos dragões e etc. É interessante como os chineses conseguiram reunir tanta história nesses museus e a forma com a qual eles contam a história. As explicações normalmente são em inglês e mandarim, facilitando a leitura dos papais, mamães e crianças que entendem inglês.
Onde: Como eu falei, há vários pontos da Grande Muralha que há um museu, mas o mais próximo de Pequim é na região de Badaling. Não existe metro para chegar lá, pois fica fora da cidade. Normalmente nos hoteis e albergues eles indicam um tour ou motorista que te leva ao local de visitação.
Quanto: A entrada do museu está inclusa no valor da entrada da Grande muralha nessa região. 45 RMB (1 de Abril a 31 de Outubro); 40RMB (1 de Nov. Até 31 de Mar.)
Horários: 06:30-19:00 (no verão); 07:00-18:00 (no inverno) .O museu fecha as segundas feiras.
Cidade proibida
Uma imensidão. Essa é a melhor descrição para a Cidade Proibida. Um dos símbolos da China, por representar toda sua tradição e imensidão, a Cidade Proibida é algo que impressiona. Talvez alguns possam pensar que por causa do tamanho a visita não seja nem um pouco interessante para a crianças, mas se bem organizada pode ser algo marcante.
Em vários pontos da “cidade” há museus interessantíssimos, com joias dos antigos reis, armaduras dos guerreiros, brinquedos das crianças, templos, etc.
O empecilho da distância é bem complicado (até para os adultos), pois há poucos lugares para sentar e pouca sombra. Por isso, a visita no verão não é indicada. No outono e na primavera as temperaturas não são tão quentes, e isso ajuda também a não desidratação dos “baixinhos”. Outras dicas a fim de facilitar o deslocamento : Para os pequenininhos, algo que poderia ajudar seriam carrinhos de criança, mas em alguns locais eles não sáo acessíveis (inclusive alguns locais também não são acessíveis a cadeirantes);
Para os maiorzinhos a solução é sempre fazer uma parada em alguns lugares, sentar um pouco e depois continuar. É sempre bom levar uma mochila com água, suco e comida para recarregar as energias. Ah, não vale a pena pagar pelo audio guia. Um bom guia (Lonely Planet, Folha, etc) com o mapa do local é mais do que suficiente.
Onde: Pegue a linha vermelha do metrô e desça na estação “Tiananmen West” ou “Tiananmen East”.
Quanto: 40RMB (1 de Nov. até 31 de Mar.); 60 RMB (1 de Abril até 31 de Outubro);
10RMB para a Galeria do Tesouro Nacional ; 10 RMB para a Galeria dos Relógios Nacionais.
Horários: 8:30 às 16:30 (1 de Nov até 31 Mar.); a compra de ingressos fica disponível até as 15:30.
Das 8:30 às 17:00 (1 de Abril até 31 de Outubro); bilheteria aberta até às 16:00.
Beijing Zoo e Aquarium
Ambos tem uma variedade imensa de animais, sem falar que no Zoo você irá ter a oportunidade de ver Pandas! Além dos animais, há locais para pic-nic, playgrownds, lanchonetes, etc.
O aquarium da cidade é considerado um dos maiores da Ásia, com animais marinhos bem exóticos. Indicamos reservar um dia inteiro para a visita de ambos, pois o zoológico é muito grande e tudo é bem distante.
Onde: Para chegar lá é só pegar a linha 4 do metrô e descer na estação “Beijing Zoo Station”. O aquarium fica a 15 minutos andando do Zoo.
Quanto: Os preços variam de acordo com os locais que você quer ter acesso. Por exemplo, no Zoo o valor do ingresso para você ter acesso aos Pandas é mais caro, mas não chega a ser um valor absurdo. Zoo (preços incluindo a casa do Panda): 20RMB (1 de Abril a 31 de Outubro ); 15RMB (1 de Nov. até 31 de Mar.);
Aquarium: 130 RMB (1 de Abril até 31 de Outubro); 120RMB (1 de Nov.até 31 de Mar.); Crianças com menos de 1.2 metros não pagam.
Horários: Zoo: 07:30 às 18:00 (1 de Abril a 31 de Outubro); 07:30 às 17:00 (1 de Nov. Até 31 de Mar.);
Aquarium: 09:00 to 17:00
Centro interativo de arte e artesanato (“Wu Se Tu Gongyifang” ou Five-Color Earth Craft Center)
É um centro interativo de artes e artesanato onde as crianças podem deixar sua imaginação fluir e fazer pinturas, desenhos e até mexer com cerâmica. É super interessante e barato.
Onde: Dog Cheng Shaonian Gong, Dong Zhi Men Nan Lu 10 (para chegar lá, basta pegar o metrô para Dongsi Shi Tiao)
Horários: 9:00 às 18:00
Quanto: 50RMB, por uma hora, e 80RMB, por duas horas.
Veja as temperaturas em Pequim no gráfico abaixo para programar sua viagem!!
Post e imagens da Nina Cavalcanti. Valeu Nina!
Pequim com crianças
RELATED ARTICLES