Os clubes de milhas ou pontos fazem parte de uma invenção brasileira que deixa muitas pessoas com interesse e muitas outras com curiosidade a respeito por não entender muito sobre o assunto. De forma ampla, os clubes possibilitam, de acordo com um pagamento mensal ou até mesmo anual, que os pontos acumulados em todos os meses possam trazer diferentes benefícios.
Mesmo sabendo disso e das diferentes vantagens oferecidas aos que acumulam milhas, ainda há a dúvida frequente se vale a pena investir em um programa de milhagens. Pensando nessa questão, no presente artigo, falaremos com um pouco mais de detalhes sobre o tema, visando responder a dúvida de diferentes interessados. Acompanhe a seguir!
Confira agora Todos os programas de milhas
Como funcionam os programas de milhas?
De forma básica, as pessoas que fazem parte de programas de fidelidade conseguem assinar planos que dão direito a acumular uma determinada quantia de milhas fixa por mês, mas para isso é necessário o pagamento mensal ao plano equivalente que foi adquirido. Quanto mais pontos do plano assinado, menor o custo de milhas.
Além de poder receber os pontos todos os meses, os membros conseguem participar de promoções e adquirem benefícios exclusivos por fazerem parte de um clube de assinatura específico. Dentre as vantagens, pode-se mencionar:
- Bônus diferenciado no momento de fazer a transferência de pontos do cartão de crédito para o programa em questão;
- Descontos para realizar o resgate de passagens aéreas ou produtos em lojas conveniadas;
- Obtenção de milhas com desconto exclusivo;
- Reserva gratuita de passagens;
- Acesso às salas VIPs em aeroportos;
- Status em programas de fidelidade que possibilitam o embarque preferencial.
Vale mencionar que existem muitos outros benefícios em se obter um programa de milhas, mas as vantagens podem variar bastante de acordo com cada tipo de programa e planos específicos escolhido.
Vale a pena fazer a assinatura de clubes de milhas/pontos?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes e a resposta para ela é afirmativa se a pessoa costuma acumular e resgatar os pontos com certa frequência, seja em voos, compras em varejo, cartão de crédito ou até mesmo como complemento de seu saldo para que seja viabilizado o resgate de passagens aéreas ou outros produtos em lojas conveniadas com o clube.
Pensando nisso, para que a assinatura valha ainda mais a pena, algumas ações precisam ser realizadas para que o benefício máximo seja aproveitado. Por exemplo, se o desejo for acumular pontos somente no clube, sem o uso de cartões de crédito ou por outros meios, a chance de a pessoa ficar no zero a zero é muito alta.
Em outras palavras, uma pessoa que pretende ter uma assinatura em um clube de milhas com as condições mencionadas irá gastar com o clube o equivalente a compra de uma passagem aérea sem o uso de milhas. Por isso, é importante colocar todos esses fatores em análise.
Além disso, se não estiver disposto a acompanhar promoções, usa avião raramente, uma vez ao ano ou menos e não possui interesse em entender um pouco mais sobre todas as oportunidades que os programas de milhas pode oferecer, certamente, os clubes não farão muito sentido para você.
A melhor definição se o clube vale a pena ou não dependerá de cada pessoa e seu perfil. O ideal é sempre fazer uma comparação de qual o preço para acumular milhas no clube, incluindo os bônus e o valor de todas as promoções e benefícios com relação ao custo do que cada um conseguiu trocar por tais pontos ou milhas.
É importante sempre se lembrar que os clubes de milhas e pontos não são investimentos que darão retorno a médio ou longo prazo, considerando que o que foi acumulado tem validade, podendo perder o valor de resgate ao longo do tempo estipulado por cada programa.
Como escolher um clube de milhas?
Se você já encontrou um programa de fidelidade ao qual se identifica e utiliza com frequência, o melhor negócio é assinar o clube do próprio programa para conseguir aproveitar suas promoções. Já as pessoas que ainda não possuem um favorito ou não tem conhecimento, o melhor caminho para identificar o clube ideal para você é analisar o que você deseja fazer com milhas.
Pensando nisso, alinhe as suas expectativas e analise para onde você quer viajar e quando e, a partir disso, realize uma simulação de quantas milhas serão necessárias. Lembrando sempre que as passagens aéreas entre janeiro e julho costumam ser mais caras por conta das férias escolares, além dos feriados.
Feito isso, pense qual companhia está acostumado a voar ou as maiores ofertas de voos para a sua região. Pensando quais empresas você sempre consome e que, possivelmente, tem parceria e é conveniada com os programas. Essas questões, com certeza, auxiliarão no momento de escolher qual clube é o ideal para você.