Está na quarentena com criança em casa? Veja alternativas para conduzir essa nova rotina. Com o coronavírus, diversos decretos surgiram, regulamentando o funcionamento da indústria, comércio e serviços, além de escolas.
Estas medidas de enfrentamento visam reduzir o impacto da pandemia na vida das pessoas. Assim, com o distanciamento social, muitas famílias têm dificuldade de conduzir a rotina das crianças na quarentena.
Quarentena com criança, a necessidade de ter uma nova rotina
O dia a dia já está bastante bagunçado pelas alterações em horários de trabalho para maioria das pessoas. Muita gente continua a trabalhar em casa, conciliando diversas atividades. E há ainda situações de desemprego. Com crianças em casa, este cenário se altera e muitas vezes fica ainda mais difícil.
Não há escola e a rotina de atividades educativas e de interação que ela dispõe. Muitas vezes, enfatizando pontos e questões que sempre foram difíceis de trabalhar nesta “educação”, agora, em casa.
Por isso, é importante reconhecer as necessidades das crianças e também dos adultos para o desenvolvimento individual e coletivo. Assim, é preciso se adaptar para fazer que a rotina seja mantida ao máximo. De modo a evitar danos nos fazeres do cotidiano que constroem e desenvolvem os indivíduos.
Veja alguns norteadores que podem basear a escolha e aplicação de atividades para os pequenos na quarentena:
- Horários e disciplina para evitar o impacto na rotina;
- Atividades que estimulem em diversos sentidos;
- Integração da criança na realidade doméstica;
- Lazer educacional e criativo com o uso dos jogos virtuais.
A importância das atividades para manter o desenvolvimento
Se as atividades lúdicas distraem, educam e estimulam, com a pandemia elas são ainda mais aclamadas. Por meio da verificação de determinados eixos, é possível medir e acompanhar o desenvolvimento de uma criança. São eles: motor, de linguagem, social, afetivo, adaptativo e também cognitivo.
Este controle do desempenho é, portanto, uma medida que auxilia na prevenção de saúde, infantil e juvenil. Uma ferramenta que identifica as dificuldade para poder trabalhá-las por meio de atividades direcionadas. A seguir, uma série de atrasos que necessitam de atenção, já que estão associados:
- Ao desenvolvimento elevado de transtornos psiquiátricos;
- Ao desenvolvimento elevado de aprendizagem;
- Desestabilização das relações familiares;
- Redução de engajamento escolar;
- Exposição a riscos e fracassos individuais.
Atividades para realizar com criança na quarentena
Enquanto estiver em casa, o importante é aproveitar o tempo para estimular a criançaa interagir com o lar. Desta forma, participa do cuidado e manutenção do espaço com os demais moradores. Assim, mantendo a rotina o mais próxima daquela sem o corona, com horários, disciplina e participação no cuidado da casa. Também ações de estímulo às emoções, comunicação e interação social, lazer criativo e uso consciente da tecnologia. Ademais, outras atividades que estimulam as criança sem diversos sentidos desde bebês:
- Filmes – estimular os gostos particulares e a participação;
- Desenhos e pinturas;
- Atividades para a família;
- Sustentabilidade – plantar, cuidar da terra, criar a partir de material reciclável;
- Cozinhar;
- Teatro de fantoches e brinquedos;
- Ler e desenhar;
- Jogos e brincadeiras em roda;
- Músicas e coreografia.
Veja também como será viajar depois da Pandemía!
Conheça o Mundo sem sair de casa com esses 8 documentários
Gosta de futebol? Divirta-se e informe-se no Futeblog.com.br
Marcio, realmente tem muita coisa boa para fazer na quarentena. Legal brincar bastante com as crianças.