Aqui no Brasil a maioria da população comemora a entrada do ano novo no dia 31 de dezembro, vestimos o branco e estouramos fogos de artifícios. Mas, há diferentes povos ao redor do mundo que comemoram o ano novo em outra época.
Hinduísmo
O ano novo hindu acontece em outubro e se chama “Festa das Luzes”. A celebração dura cinco dias e é sempre muito iluminada porque a crença diz que o momento que marca o retorno das reencarnações de Vishnu, o deus sustentador do Universo. Mas para que eles encontrem o caminho é preciso que a população o ilumine. Por isso, as casas ficam acesas, há queima de fogos e muita festa.
Wicca
O ano novo Wicca é comemorado no último dia de outubro, quando acontece o Sabá, reunião para eliminar as energias ruins do ano que se passou e relembrar aqueles que já foram.
Judaísmo
Os judeus também comemoram a entrada do novo ano em outubro e esta celebração se chama Rosh Hashaná, que significa Cabeça do Ano. Há um banquete para a comemoração, mas também é uma data para recolhimento, pois trata-se da celebração da criação do homem. A data específica é determinada pelas fases da lua.
Islamismo
O ano novo muçulmano começa duas semana antes que o nosso e dura cerva de dez dias. A data é determinada pelo calendário lunar, então é comemorada em datas diferentes do mês de dezembro. A celebração envolve muita reza e jejum.
Veja quem comemora o ano novo em outras datas
RELATED ARTICLES
Bem interessante ver outros pontos e culturas que ainda sobreviveram suas tradições nesse mundo “moderno”. Essa Wicca eu realmente não conhecia, e de que região do planeta ?