terça-feira, fevereiro 18, 2025
spot_img
HomeEuropa e DemaisFrançaRoteiros Turísticos em Paris: O que ver e fazer?

Roteiros Turísticos em Paris: O que ver e fazer?

Com o verão a chegar, é altura de começar a pensar na sua próxima viagem de férias. A escolha não é fácil, mas se recair sobre a bela e sensual Paris, é certo e garantido que não lhe faltarão pontos de interesse onde passar o seu tempo.

Da emblemática e incontornável Torre Eiffel, passando pelo Museu do Louvre e acabando no charme pitoresco de Montmartre, a sua curiosidade tem muito por onde ser satisfeita.

O que ver em Paris?

Quando a pergunta “o que ver em Paris?” assume as rédeas da conversa, a resposta é, literalmente, interminável.

Entre tudo aquilo que a capital francesa tem para lhe oferecer, destacamos cinco espaços que são incontornáveis em qualquer passeio por Paris. Eles são:

Torre Eiffel

Construída enquanto excêntrica expressão do engenho francês e, particularmente, de Gustave Eiffel, para a Exposição Universal de Paris em 1980, a Torre Eiffel, passados mais de cem anos, é hoje o monumento mais visitado do mundo.

Ainda que os seus 324 metros de altitude possam afastar quem sofre de vertigens, a verdade é que a vista 360º sobre Paris que se obtém no seu topo é absolutamente imperdível.

Roteiros Turisticos em Paris O que ver e fazer torre

Museu do Louvre

Paris não é só a monumentalidade da Torre Eiffel ou o romantismo dos seus cafés e livrarias. Para quem procura arte e cultura, o Museu do Louvre é paragem obrigatória, já que no seu recheio é possível encontrar mais de 35 mil obras de pintura e escultura, bem como milhares de objetos que ajudam a traçar os caminhos da Arte nos quatro cantos do mundo e em diferentes eras, como é o caso das coleções gregas, egípcias e etruscas.

Arco do Triunfo

Tal e qual um general que, do alto do seu cavalo, admira o seu exército, o Arco do Triunfo governa com imponência os Campos Elísios.

E é mesmo de exércitos e conquistas que falamos no momento em que estiver a admirar o Arco do Triunfo, monumento erigido em homenagem à retumbante vitória de Napoleão sobre a Terceira Coligação (Reino Unido, Rússia, Sacro Império Romano-Germânico, Suécia, Reino de Nápoles e Reino da Sicília) na Batalha de Austerlitz.

Além dos seus monumentais 50 metros de altura e 45 metros de largura, o neoclássico Arco do Triunfo é casa do túmulo do Soldado Desconhecido cuja chama é acesa, todos os dias, às 18h30 e de obras escultóricas de inegável valor de escultores como Lemaire ou Cortot.

Montmartre

Muito antes de Amélie Pouain se ter mudado de armas e bagagens para Montmartre, já este artístico bairro parisiense era casa das criações e delírios de artistas como Toulouse-Lautrec, Dali, Renoir e Cézanne.

Do famoso Café des 2 Moulins onde se coseu o “Fabuloso Destino de Amélie”, passando pelo Moulin Rouge e acabando na escadaria que serve de local de descanso a milhares de turistas que se situa à frente da basílica de Sacre Couer, Montmartre é local de passagem obrigatória nos seus passeios em Paris.

Catedral de Notre Dame

Depois do terrível incêndio que arrasou com o edifício em 2019, 2024 é o ano em que a Catedral de Notre Dame volta a abrir as suas portas aos turistas.

Tal deverá acontecer a 26 de julho, dia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, permitindo a milhares de pessoas admirarem a sua arquitetura gótica que serviu de pano de fundo às coroações de Henrique VI e Napoleão Bonaparte e, mais recentemente, à beatificação de Joana d’Arc.

O que fazer em Paris?

Como referimos, os pontos turísticos em Paris são coisas que não faltam. Contudo, como o tempo não estica, para que aproveite o melhor da capital francesa é necessário fazer escolhas, um processo em que lhe vamos dar uma ajuda.

De modo a maximizar o seu tempo de turismo em Paris, tome nota destes dois itinerários alternativos.

O Sena Impressionista, de Carreiras a Croissy-sur-Sena

Paris é a cidade da Arte e de artistas, conjunto que poderemos experienciar na primeira pessoa neste roteiro proposto pela France Voyage, guia de referência do Turismo em França, que nos vai levar de BTT pelas margens do Sena à descoberta de três aldeias ribeirinhas que inspiraram Monet, Degas e Renoir.

Simultaneamente perto e longe do centro da capital francesa, este itinerário é uma espécie de passeio por uma Paris campestre onde reina a paz e onde seremos expostos a algumas curiosidade pitorescas, como é o caso do medidor padrão de mármore no início da Rua Le Mètre em Croissy-sur-Sena datado do lançamento do sistema métrico decimal em Paris.

Iluminações de Paris

Agora é altura de algo completamente diferente com mais um roteiro com a chancela France Voyage: passeios em Paris durante a noite.

Fazendo jus ao nome de Cidade Luz, este itinerário noturno leva-nos por uma viagem onde não só passaremos por alguns dos mais emblemáticos monumentos de Paris, como é o caso da Torre Eiffel, do Museu do Louvre, da Torre Montparnasse e do Arco do Triunfo, mas também por símbolos arquitetônicos do novo milénio, como é o caso da Fundação Louis Vuitton no Bois de Bologne.

Para além de tudo isto, este itinerário dá-lhe a conhecer a excitante vida noturna parisiense e algumas das suas principais “embaixadas” onde poderá prolongar a noite até à manhã seguinte.

Paris, a cidade olímpica

Além destes dois passeios por Paris, a capital francesa recebe, em 2024, os Jogos Olímpicos e com eles a oportunidade de os turistas verem aquela que é a maior manifestação desportiva do mundo.

Se tiver tempo e recursos, não deixe de apoiar os atletas portugueses que vão marcar presença em Paris e, com sorte, até ver algum deles ganhar a medalha de ouro.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment - Seguros Promo

Mais populares