Com o verão chegando, nada melhor do que falar do turismo esportivo para os aventureiros de plantão. O Brasil e o mundo têm opções realmente incríveis neste sentido, e hoje você vai conhecer algumas delas. Tanto para quem quer assistir competições de sua prática esportiva favorita, quanto para quem quer aproveitar o clima para uma atividade física diferentona, acompanha algumas de nossas sugestões a seguir.
O que é e como funciona o turismo esportivo?
De forma geral, a definição de turismo esportivo está ligada a atividades físicas que podem ser assistidas ou praticadas em locais específicos. Aí a lista é super abrangente, e envolve desde competições e acontecimentos internacionais até visita a locais para praticar esportes.
Mas essa opção não para por aí. O turismo esportivo tem algumas características super bacanudas que vale muito a pena trazer para você. Dá só uma olhadinha em algumas das principais:
- Existem três tipos principais de turismo esportivo: de eventos específico, envolvendo celebridades e locais e de prática de atividades físicas;
- Além disso, também rolam os eventos sazonais, que movimentam o mundo todo para esse fim. A Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos são exemplos disto;
- Também rolam outros lances bacanas, como visitas a praias para a prática de surf, montanhas para a escalada e matas para esportes radicais.
Como você pode ver, o turismo esportivo tem um cardápio completo para quem ama atividades físicas. E depois de ver as principais informações sobre como ele funciona, está na hora de conferir alguns dos principais pontos desse tipo de passeio no Brasil e no mundo.
Turismo esportivo 100% brazuca
Vamos começar falando do que nossas terras tupiniquins oferecem para essa modalidade turísticas. Preparado? Então vamos nessa!
Para surfe e mergulhos
Fãs dessas modalidades tem alguns destinos certos aqui no Brasil. Rolam campeonatos incríveis, além de uma infraestrutura completa para praticar esses esportes em locais como Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, Ilha Bela, em São Paulo e Fernando de Noronha em Pernambuco. No surfe, os destaques também ficam para as ondas da Pororoca que rolam na Amazônia.
Voo livre
Esse é outro esporte que atrai muitos fãs de adrenalina em todo o mundo. No Brasil rolam alguns pontos perfeitos para fazer isto. As cidades de Sobral, no Ceará, Formosa em Goiânia e o Rio de Janeiro, capital, são algumas das principais. Por lá rolam campeonatos e uma infraestrutura completa para atletas ocasionais.
E o futebol?
É claro que esse não pode faltar na lista né? Mas um diferencial para o esporte são as diferentes competições que ocorrem no Brasil inteiro. Seguir o seu time do coração pelas cidades em que ele disputa campeonatos pode render viagens incríveis e inesquecíveis. E se você sentir vontade de bater uma bola, a boa notícia é que isso pode ser feito sem problemas em qualquer lugar.
Esportes radicais
Sim, nossas terras também tem uma série de esportes radicais que podem ser praticados em vários locais. Opções deste tipo incluem o paraquedismo em Boituva, São Paulo, Rapel em Bonito, Minas Gerais, Rafting em Foz do Iguaçu Paraná e Voo Livre na Pedra da Gávea, Rio de Janeiro. Tudo com muita adrenalina e o máximo de emoção.
Turismo esportivo ao redor do mundo
Para além do turismo esportivo em nosso país, existem vários lugares do mundo que se destacam nesta modalidade. Vamos conferir alguns esportes que atraem milhões de fãs de todo o mundo e os locais onde você pode curti-los.
Para os fãs de tênis
Existem locais diferenciados para quem curte o esporte, que mesmo fora das épocas de torneios são ideais para visitas. Os destaques ficam para Wimbledon em Londres, Rolland Garros na França e no complexo onde ocorre o US Open, em Nova York. Fora da época desses campeonatos esses centros ficam abertos para visitação.
Opções de ciclismo
Pedalar é uma verdadeira paixão para muitas pessoas. E quem curte ciclismo também pode aproveitar ao máximo alguns locais e pontos da prática. Destaque para a Tour de France que acontece em diferentes pontos do país, a Race Across America nos EUA e La Ruta de los Conquistadores, na Costa Rica.
Futebol de novo (Claro)
Fora do Brasil, apaixonados por futebol também tem roteiros simplesmente incríveis que podem visitar. Na Europa, por exemplo, os destaques ficam por conta da Champions League, que rola em diversos países e da Premier League, na Inglaterra. Ah sim, e Copa Libertadores também proporciona um roteiro com viagens incríveis pela América do Sul.
Basquete
Tem muitas pessoas que curtem esse esporte, com passos e enterradas épicas. E claro, nada melhor do que os EUA e a NBA para acompanhar alguns dos melhores jogos do mundo. Se você é fá do gênero, uma ótima dica é acompanhar o que rola por lá.
Vôlei
Por fim, outro esporte que tem muitos fãs ao redor do mundo. O vôlei é marcado aqui no Brasil com circuitos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas nos EUA, Europa e Austrália este esporte também tem muita força. Uma dica para os amantes da modalidade é visitar a Polônia. O local é considerado a capital mundial do esporte, e rolam muitas coisas bacanas por lá.
É claro que essas são apenas algumas modalidades esportivas famosas que a galera curte muito. Os EUA, a Europa e a Ásia também são centros de golfe, natação, handball, corridas, artes marciais e outras modalidades em geral. E claro, para aproveitarão máximo tudo isto veja algumas dicas espertas a seguir.
Aproveite ao máximo suas viagens
Antes de se jogar de cabeça em tudo o que o turismo esportivo tem para oferecer, a gente separou algumas dicas bem maneiras para aproveitar a sua viagem ao máximo. Para fazer isso, dá uma conferida no que a gente recomenda:
- Primeiro faça uma boa pesquisa de eventos ou atividades esportivas que sejam de seu interesse. Você pode encontrar locais bastante baratos ao redor do mundo, tanto em termos de campeonatos quanto para fazer algo que queira;
- Também é super bacanas procurar centros metropolitanos, com atrações para toda a família. Afinal de contas, outras pessoas que estejam com você podem preferir passeios e pontos turísticos diferentes com relação aos esportivos;
- Se você procura lugares para liberar o seu eu atleta, existem pontos turísticos voltados ao esporte amador e até mesmo campeonatos ao redor do mundo. Por isso é muito bacana dar uma pesquisada para ver o que rola com seu esporte favorito.
Algo importante que você precisa lembrar é que, em tempos de COVID-19, as coisas podem mudar um pouco. Muitos locais estão readequando suas rotinas para atender os turistas da melhor forma. Por isso mesmo curtindo esportes, é importante ficar ligado nas determinações do local e das competições e eventos que pretende conferir.
Agora é hora de aproveitar o turismo esportivo
Na medida em que várias competições e eventos esportivos tiveram que ser cancelados ou remanejados em 2020, as perspectivas são bastante positivas para 2021. Por isso você já pode começar a se programar para aproveitar ao máximo o turismo esportivo no ano que vem.
É claro que o mais importante é continuar se cuidando, além de fazer um planejamento prévio para suas viagens. Para isso, é importante pensar em fatores como:
- Os locais em que pretende visitar;
- Os preços de passagens nas datas que pretende ir;
- Gastos gerais com questão de estadia;
- Como é questão de alimentação para onde você vai;
- Quais eventos esportivos ou atividades pretende fazer e quando irá.
Todos esses aspectos precisam ser pensados antes de você fazer as suas malas. Assim será possível programar uma ótima viagem, com muita adrenalina e emoção. Claro, isso tudo com o seu esporte favorito. Agora é hora de escolher alguma opção que lhe agrade e começar a fazer o planejamento de seu passeio. Bora curtir o turismo esportivo ao máximo.